Centro Cultural UFMG será palco de monólogo sobre o universo feminino

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, às 12h30, o programa Muitas Culturas nos Campi e o projeto Baixo Centro En[Cena] recebem o espetáculo “Augusta” com o grupo Garabateios Investigações Teatrais. Entrada franca. O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

“Augusta” é um monólogo que se utiliza de elementos que vão da contação de histórias ao sarcasmo para falar do universo feminino e da luta diária que as mulheres enfrentam para terem respeito e igualdade em nossa sociedade. O espetáculo apresenta relatos sobre pessoas agredidas e a objetificação da mulher a partir de padrões da sociedade, das músicas, das piadas e a construção do preconceito desde os contos infantis.

O grupo foi formado a partir de uma disciplina ministrada pelo professor Eugênio Tadeu, com a participação da professora Mônica Medeiros, ambos da UFMG, na preparação corporal dos alunos durante o primeiro semestre de 2007. Satisfeitos com o resultado da montagem do espetáculo, apresentado em 2007, alguns alunos resolveram continuar com o projeto profissionalmente e formaram um novo elenco.

O grupo “Garabateios Investigações Teatrais” deu início ao processo de levar ao público uma pesquisa cênica gerada no seio da universidade pública. O espetáculo de estreia do grupo passou por vários festivais e mostras de teatro e recebeu diversos prêmios como: Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Atriz-Coadjuvante, além de ter sido indicado para Melhor Iluminação e Melhor Cenário. O grupo teve uma pausa em seus trabalhos no ano de 2012 e retorna com o novo espetáculo "Augusta", elaborado a partir de uma residência artística em parceria com a atriz Daiane Fonseca.

Programa Muitas Culturas nos Campi | DAC-UFMG

Muitas Culturas nos Campi é um programa da Diretoria de Ação Cultural que propõe a integração entre as unidades culturais da UFMG, localizadas em diferentes espaços de Belo Horizonte e em outras cidades do estado, através da criação de um circuito cultural com programação gratuita, diversificada e de qualidade, dirigida ao público em geral. São realizadas apresentações que incluem diferentes linguagens artísticas como cinema, teatro, dança, música, poesia, performances e intervenções urbanas, com participação da comunidade artístico-acadêmica, artistas locais e regionais e segmentos historicamente excluídos. O projeto Baixo Centro Em [Cena] faz parte desse circuito cultural e acontece no Centro Cultural UFMG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG