Centro Cultural UFMG traz programação especial para o mês de maio sugerindo filmes adaptados de livros

CineCentro de maio traz uma seleção de filmes que foram adaptados ou inspirados em textos de alguns dos maiores escritores e escritoras de todos os tempos, independente do gênero (romances, contos, novelas, peças de teatro, etc.). Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelo YouTube e os livros pelos links fornecidos abaixo.

Essa programação do CineClássico Quarentena tem como objetivo estimular a leitura através do cinema e o acesso à narrativa cinematográfica através dos livros, sugerindo ver o filme e ler o livro ou vice-versa.

Foram selecionados nove longas-metragens de diferentes diretores, países, épocas e gêneros, sem preocupação cronológica. O recorte da programação abrange obras dos seguintes autores: Emily Brontë, Charles Dickens, Alexandre Dumas, Fiódor Dostoiévski, Nikolai Gogol, Charlotte Brontë, Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe e William Shakespeare.

5 de maio - O morro dos ventos uivantes 

Romance

EUA, 12 anos, Direção: William Wyler, 1939, 104’.

Adaptado do livro O morro dos ventos uivantes, da britânica Emily Brontë, de 1847.Barreiras sociais impedem que Cathy (Merle Oberon) se relacione com o cavalariço Heathcliff (Laurence Olivier). O rapaz some quando Cathy se casa com Edgar (David Niven), um homem de posses, e retorna dez anos depois como um homem rico. Entretanto, pode ser tarde demais para ele e Cathy.

Link filme:

Link livro: https://asdfiles.com/1qp6r

7 de maio - Grandes esperanças 

Drama

Reino Unido, Livre, Direção: David Lean, 1946, 118’.  

Adaptado do livro Grandes esperanças, de Charles Dickens.

O pobre Pip (John Mills), ainda criança, apaixona-se por Estella (Valerie Hobson), que vive com a amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a Estella.

Link filme:

 

Link Livro: https://asdfiles.com/2Mj7r

12 de maio - O conde de Monte Cristo

Ação, aventura

EUA, Livre, Direção: Rowland V. Lee, 1934, 113’.

Adaptado do livro O conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas.

Prestes a se casar com Mercedes (Elissa Landi), Edmond Dantes (Robert Donat) é vítima de uma armação de três homens e acaba sendo preso e condenado à prisão perpétua em uma ilha. Vinte anos depois ele consegue fugir com a ajuda de Faria (O.P. Heggie), que ainda lhe dá o caminho para encontrar um tesouro de piratas em Monte Cristo. Rico, o agora conde de Monte Cristo volta para se vingar dos responsáveis por sua prisão, entre eles, aquele que acabou se casando com Mercedes.

Link filme:

 

Link livro: https://asdfiles.com/1qnun

14 de maio - Noites brancas

Drama

Itália/França, 14 anos, Direção: Luchino Visconti, 1957, 102’.

Adaptado do livro Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski.

Mário (Marcello Mastroianni) é um homem solitário que encontra a bela Nátalia (Maria Schell) chorando em uma ponte. Ao longo das noites, Nátalia conta a Mário a história de sua paixão por um homem misterioso que se hospedou na pensão de sua avó e de como ele a deixou, um ano atrás, prometendo voltar.

Link filme: 

 

Link livro: https://asdfiles.com/Kkc9

19 de maio - O inspetor geral

Comédia, Musical

EUA, Livre, Direção: Henry Koster, 1949, 102’.

Adaptado da comédia musical O inspetor gera, de Nikolai Gogol.

Georgi (Danny Kaye) é um caixeiro viajante que sobrevive vendendo um suposto remédio milagroso nos pequenos povoados da Rússia, em meados do século 19. Não contente em apenas vender seu elixir, ele se passa por importante burocrata, criando muitas confusões.

Link filme:

 

Link livro: https://asdfiles.com/2Md5l

21 de maio - Jane Eyre

Drama, Romance

EUA, livre, Direção: Robert Stevenson, 1946, 97’.

Adaptado do livro Jane Eyre, de Charlotte Brontë.

Depois de uma infância como orfã, Jane Eyre (Joan Fontaine) consegue um emprego como preceptora da filha do perturbado Edward Rochester (Orson Welles), um aristocrata inglês. Com o passar do tempo Jane e seu patrão se apaixonam e decidem se casar, mas o casamento deles é abalado com a chegada de um visitante.

Link filme:

Link livro: https://asdfiles.com/26jkh

26 de maio - O cão dos Baskervilles

Horror, Mistério

EUA, livre, Direção: Terence Fisher, 1959, 87’.

Adaptado do livro O Cão dos Baskervilles, de Arthur Conan Doyle.

Retornando para a mansão da família após o seu pai morrer de uma forma misteriosa, Sir Henry Baskerville (Christopher Lee) é confrontado pelo mistério de um cão sobrenatural que está assombrando a família Baskerville como forma de vingança. A fim de se salvar desse mal que se esconde nos pântanos locais, Henry pede a ajuda a Sherlock (Peter Cushing) e Watson (André Morell) para a investigação.

Link filme:

 

Link livro: https://asdfiles.com/26i60

28 de maio - Os assassinatos da Rua Morgue

Crime, Mistério

Inglaterra, 12 anos, Direção: Robert Florey, 1932, 61’. Adaptado do livro Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe.

Em Paris, no ano de 1845, Dr. Mirakle (Bela Lugosi) apresenta seu show com Erik, o homem-macaco. Durante as sessões ele fala sobre suas teorias do parentesco do homem com o macaco. Ao mesmo tempo mulheres são assassinadas nas redondezas e o estudante de medicina Pierre Dupin (Leon Waycoff) suspeita de Dr. Mirakle. Quando ele começa a investigar o caso, descobre que a vida de sua namorada Camille (Sidney Fox) também pode estar em risco.

Link filme: 

 

Link livro: https://asdfiles.com/26fvW

2 de junho - Hamlet

Drama

Inglaterra, 14 anos, Direção: Laurence Olivier, 1948, 154’.

Adaptado do livro Hamlet, de William Shakespeare.

O príncipe dinamarquês Hamlet (Laurence Olivier) deseja vingar a morte de seu pai, o antigo rei. O problema é que Hamlet descobre, através de uma aparição fantasmagórica de seu próprio pai morto, que o assassino é o seu tio Cláudio (Basil Sydney), homem que assumiu o trono e se casou com a mãe de Hamlet, Gertrude (Eileen Herlie).

Link filme:

 

Link livro: http://www.elivros-gratis.net/...

Serviço: Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena

Terças e quintas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG (Facebook e Instagram: @centroculturalufmghttps://www.ufmg.br/centrocultural/)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria do Centro Cultural UFMG

(31) 3409-8290 / 3409-8291

www.ufmg.br/centrocultural

Serviço