Centro de Memória da Fale-UFMG recebe exposição sobre acervo tipográfico da Universidade do Cauca, Colômbia

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG está com uma nova exposição aberta até 5 de setembro. Tipografias e Tipógrafos – Acervo tipográfico da Universidade do Cauca reúne acervo produzido a partir da experiência de vida de mestres tipógrafos ligados à Imprensa da universidade colombiana. A mostra pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 20h. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Os visitantes poderão conferir detalhes sobre a Universidade do Cauca –situada na cidade colombiana de Popayán – além dos resultados de uma exploração criativa dos tipos em chumbo e madeira que naquela instituição ainda estão preservados. O acervo tipográfico em exibição conta com cronologias, mostruários de fontes tipográficas, inventários e fotografias, material que está a serviço da comunidade interessada na preservação do patrimônio gráfico latino-americano.

A curadoria é de Laura Judith Sandoval Sarmiento, designer gráfica e professora do Departamento de Design na Universidade do Cauca, onde ministra cursos relacionados a design editorial e tipografia. Atualmente, lidera o grupo de pesquisa em Estudos Tipográficos e gerencia a criação de um laboratório de práticas e documentação em tipografia.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG