Centro de Telessaúde do HC-UFMG lança chatbot para auxiliar no combate ao coronavírus

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou um chatbot para orientar e informar o cidadão com dúvidas relacionadas à Covid-19 e avaliar o seu estado de saúde. Trata-se do Telecovid-19, uma plataforma digital automática de autoavaliação que foi programada para oferecer um primeiro nível de atendimento ao paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados ou leves. A iniciativa ajudará a proteger as pessoas, evitando deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.

chatbot está disponível no site do Centro de Telessaúde e pode ser acessado gratuitamente por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da assistente virtual Ana, que ao ser acionada inicia a conversa com perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença.

“Sabe-se que 80% dos casos de Covid-19 são leves, 15% são mais graves e 5% são gravíssimos. Grande parte dos casos leves não precisa de atendimento em centros de saúde. É preciso desafogar os serviços de urgência e evitar que mais pessoas se contaminem. Por isso a importância desta ferramenta, que possibilita ao internauta fazer uma autoavaliação e, na ausência de sintomas, reduz a necessidade de procurar atendimento médico”, afirmou a coordenadora científica do Centro de Telessaúde do HC, a médica Milena Soriano.

Ela explica que o conteúdo foi elaborado por uma equipe composta por médicos e programadores, que seguiram as diretrizes e os protocolos do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo como referência ainda diversos artigos científicos publicados sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. A equipe também fez um levantamento das dúvidas relacionadas ao coronavírus mais frequentes na população. “À medida que surgirem novas evidências e novos achados, nós iremos inserir essas informações no chatbot, já que se trata de uma doença nova e ainda pouca estudada”, completou.

Outras ações

O Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, referência em telediagnóstico nas áreas de cardiologia e oftalmologia, teleconsultorias e tele-educação, criou um hotsite com materiais informativos e educativos sobre a Covid-19. Nele, é possível ter acesso, gratuitamente, a vídeos, infográficos, protocolos, artigos diversos, jogos e aplicativos criados para auxiliar a população.

Acesse o site do Centro de Telessaúde e conheça o Telecovid-19 e todas as outras ações. https://telessaude.hc.ufmg.br/

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhando em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação no Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG

(31) 3307-9354 / 3307-9355

www.ebserh.gov.br/web/hc-ufmg