Centro Pedagógico da UFMG celebra 65 anos

Programação deste sábado estimula reencontro de gerações de alunos e servidores

O Centro Pedagógico (CP) da UFMG está em festa pelos 65 anos de fundação do antigo Ginásio de Aplicação, embrião da unidade. Para comemorar, neste sábado, 27 de abril, está programado um reencontro de gerações de alunos e servidores. As atividades acontecem no próprio edifício do Centro, localizado no campus Pampulha da UFMG.

A celebração terá início com um café da manhã compartilhado, seguido de apresentação do grupo Serelepe, coordenado pelo ex-professor do CP Eugênio Tadeu, e de grupo musical formado por alunos da Unidade. Será fechada uma cápsula do tempo contendo informações, objetos e frases com expectativas sobre a próxima década na escola. Além disso, cada um dos três ciclos de ensino prestará sua homenagem ao CP, com exposição de colcha de retalhos produzida pelas famílias, plantio de árvore e um varal de memórias, com produções textuais, documentos e fotografias.

O diretor Roberson de Sousa Nunes destaca o papel da unidade como “escola-modelo e referência na formação de professores de educação básica”. Segundo ele, cerca de 300 estudantes de licenciatura da UFMG e de outras universidades realizam seus estágios e monitoria no CP, todos os anos, sob orientação dos 65 professores efetivos. “Esse trabalho qualificado, direcionado à formação de crianças e adolescentes, contribui para o fortalecimento da educação básica, o que, consequentemente, refletirá no ensino superior”, afirma.

“Celebrar os 65 anos significa retomar a história e unir, pelo afeto, pela arte e pelo entrosamento, os quatro pilares da escola: família, alunos, servidores e professores. É também uma forma de tornar nossa atuação no ensino, pesquisa e extensão conhecida pela própria comunidade acadêmica”, afirma a professora Silvia Amélia Nogueira de Souza, que integra a comissão das festividades. “A atuação do CP se destaca desde o processo de seleção dos alunos – que inicialmente se dava por meio de provas de conhecimentos e agora, por sorteio – até a concepção do ensino em ciclos e a formação de futuros professores”, ­complementa.

Celebrações
De junho a agosto, a Biblioteca Central abrigará a exposição CP 65 anos, com objetos, mobiliário, documentos e fotos da escola. A ideia é estimular reflexão sobre o passado e o futuro da unidade. Em agosto, a segunda mostra de vídeos exibirá o resgate da memória escolar.

Encontros periódicos continuarão a ser promovidos com ex-alunos para partilha de suas experiências. A campanha no Facebook, Minha melhor lembrança do CP, segue até o dia 31 de maio e recebe vídeos com relatos de ex-alunos e servidores.

Boletim UFMG 2.055

Assessoria de Imprensa UFMG