Centro Pedagógico da UFMG sedia amanhã sessão do projeto Câmara Mirim

Amanhã, 5 de julho, das 13h às 17h, o Centro Pedagógico da UFMG sediará uma sessão do projeto Câmara Mirim. De iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o projeto objetiva o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã.

A cada ano, são eleitos 45 vereadores mirins, entre alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG. Os estudantes passam a se reunir uma vez por mês, na Câmara de Vereadores, onde aprendem sobre processo legislativo, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, discutem problemas das comunidades e formulam propostas para solucioná-los.

Ao final do projeto, os vereadores mirins discutem e votam as propostas, em sessão plenária. As matérias aprovadas são encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

O projeto é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UMFG.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Centro Pedagógico da UFMG sedia amanhã sessão do projeto Câmara Mirim