Centro Pedagógico UFMG abre celebrações de 65 anos de fundação

Com 469 alunos do ensino fundamental, CP mantém ações de formação inicial e continuada de professores

O Centro Pedagógico da UFMG (CP) dará início nesta sexta-feira, dia 20 de abril, às comemorações dos seus 65 anos, em evento às 9 horas, na escola. Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores participarão da solenidade, que terá a presença da reitora Sandra Goulart Almeida, da diretora da Escola Básica e Profissional da UFMG (Ebap), Tânia Margarida Lima Costa, do diretor do CP, Santer Alvares de Matos, e outros dirigentes da Universidade. As celebrações seguem até o dia 21 de abril de 2019, data do aniversário.

Fundada em 1954, como Ginásio de Aplicação da UFMG, a unidade atende 469 alunos do ensino fundamental. O CP é um dos 17 colégios de aplicação de universidades federais brasileiras.

O Centro Pedagógico mantém diversas ações no campo da formação inicial e continuada de professores. O programa de extensão Imersão Docente conta com 30 bolsas da Prograd para um trabalho de formação com licenciandos das diversas graduações da UFMG, com base na vivência em sala de aula, durante 25 horas semanais, em turmas de ensino fundamental regular, sob orientação de um professor da unidade. “Os bolsistas acompanham as aulas, têm contato com estratégias de ensino diversas, em todas as disciplinas, e ministram suas próprias aulas para pequenos grupos de estudantes”, conta o diretor do Centro Pedagógico, Santer Alvares de Matos.

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) contribui para a formação de graduandos das diversas licenciaturas, com vistas à atuação nesse segmento. Os bolsistas – são 54, com apoio da Pró-reitoria de Extensão – têm contato efetivo com o fazer docente e a oportunidade de vivenciar práticas multidisciplinares de ensino, no curso de sua formação.

O curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente também focaliza a formação de professores, que cumprem formação continuada em perspectiva crítico-reflexiva. “Eles aliam teoria e prática, à medida que transitam entre as disciplinas do curso”, informa o diretor Santer de Matos.

A utilização de novos recursos tecnológicos na prática docente é o foco do curso de Educação Digital 3.0, fruto de parceria com a Capes, que oferece 240 vagas para professores da Educação Básica.

Além desses programas e cursos, CP recebe, por semestre, em média, 150 estudantes para realizar estágios curriculares que são requisitos para conclusão de suas licenciaturas, sob supervisão de professores da escola.

Os estudantes ingressam no Centro pedagógico por meio de sorteio, aberto a toda a comunidade de Belo Horizonte e da região metropolitana.

Articulações

Para a professora do CP Tânia Margarida Lima Costa, que é também diretora da Escola Básica e Profissional da UFMG (Ebap) – unidade especial à qual está vinculado o CP –, a escola tem demonstrado sua capacidade de proporcionar aos jovens professores a prática do trabalho com crianças na faixa etária do ensino fundamental, “contribuindo para a formação de indivíduos que vão fazer a diferença”. Ela destaca que o CP recebe alunos com dificuldades e limitações diversas e tem aprendido a explorar o máximo de seu potencial.

Tânia Costa considera que o CP é um espaço privilegiado para a pesquisa e a discussão de temas caros à educação e manifesta a expectativa de que “se intensifiquem as articulações institucionais com as outras unidades da UFMG, norteadas pelo compromisso com a educação básica e em busca de resultados como a proposição de estratégias políticas para as redes de ensino”.

Experimentação e pesquisa

Em 1954, a criação do Ginásio de Aplicação da UFMG atendeu a instrumento legal que obrigava as faculdades federais de filosofia a manterem escolas destinadas à prática docente dos alunos de seus cursos de Didática. Quatro anos depois, o Ginásio transformou-se em Colégio de Aplicação e passou a oferecer os cursos Ginasial, Científico, Clássico e Normal.

Dez anos depois, a unidade tornou-se o Centro Pedagógico, vinculado à Faculdade de Educação da UFMG, com ensino de 1º e 2º graus. Nessas duas fases, a escola se situava no bairro Santo Antônio. Em 1972, o CP foi transferido para o campus Pampulha e dividido em uma escola de 1º grau (CP) e em um Colégio Técnico (Coltec) da UFMG.

Em 2007, o Centro Pedagógico passou a integrar, juntamente com o Coltec e o Teatro Universitário, a Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Ebap). O CP é um dos 17 colégios de aplicação das universidades federais brasileiras.

De acordo com texto disponível em seu site, o CP “ministra o ensino fundamental, tomando-o como base investigativa para a produção de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão. Seu objetivo maior é constituir-se como campo de experimentação e de pesquisa na Educação Básica e na formação de professores e de profissionais que têm o ambiente escolar como campo de atuação”.

Itamar Rigueira Jr. - Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Centro Pedagógico UFMG abre celebrações de 65 anos de fundação

Dias 20 e 21 de abril de 2018