Chamada da cátedra Calas-Ieat UFMG é prorrogada até 15 de março

Podem se inscrever doutores das áreas de ciências humanas ou sociais com pesquisas sobre crises ambientais

Foram prorrogadas até dia 15 de março as inscrições para a chamada 2021 do Programa Cátedras Calas-Ieat, patrocinado pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e administrado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG. Os resultados da chamada saem em 15 de abril, e a cátedra – com duração de três meses – terá início no dia 1º de setembro.

Neste ano, o Programa Cátedras Calas-Ieat tem como foco temático as crises ambientais. O projeto de pesquisa deve propor “uma abordagem interdisciplinar e transregional, que também pode ser histórica”, desse tema e desenvolver “uma visão inovadora do problema estrutural da desigualdade”, conforme se explica no texto da chamada.

A cátedra consiste em uma estada do pesquisador no Ieat por um trimestre, período em que se espera que ele contribua com o desenvolvimento desses “novos enfoques metodológicos e analíticos para a compreensão das transformações e crises da América Latina”. “A pesquisa inclui os processos de transformação social que acompanham as crises ambientais, assim como propostas de revisar e modificar as interações da sociedade humana com o meio ambiente”, segundo o texto da chamada.

Requisitos

Podem se candidatar acadêmicos com atuação em pesquisa em ciências humanas ou sociais de qualquer nacionalidade. O grau acadêmico mínimo exigido é o doutorado concluído em data anterior à da submissão da proposta. A seleção levará em conta o projeto apresentado à chamada e a trajetória acadêmica do candidato. O Calas e o Ieat também se comprometem a considerar aspectos relacionados à inclusão e à paridade de gênero no processo seletivo.

As atividades serão desenvolvidas, sobretudo, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, com viagem prevista à sede principal do Calas, no México. Os valores da bolsa e para cobertura dos gastos com passagens aéreas não são informados na chamada. As informações sobre tarefas previstas e requisitos para candidatura estão no edital.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG