Christian Dunker e Gilson Iannini debatem na UFMG relação entre psicanálise e ciência

Evento no próximo dia 12 marca a abertura das comemorações dos 25 anos do IEAT

Em celebração aos 25 anos do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, os psicanalistas e professores Christian Dunker e Gilson Iannini debaterão a relação entre psicanálise e ciência. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na sexta-feira, dia 12 de abril, às 14h, no auditório da Reitoria da UFMG.

O título da conferência – Ciência pouca é bobagem: por que psicanálise não é pseudociência – faz referência ao livro Ciência pouca é bobagem, publicado no fim de 2023 pela Editora Ubu. A obra é uma resposta ao livro Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério, da bióloga e divulgadora científica Natália Pasternak em parceria com o jornalista Carlos Orsi. Na obra, Pasternak e Orsi apresentam uma série de saberes e práticas, entre as quais a psicanálise, que, segundo os autores, não se enquadram no bojo da ciência, sendo limitados pela pura vaidade de seus promotores.

Dunker e Iannini argumentam que é preciso analisar com cuidado a complexa relação da psicanálise com a ciência. Segundo Iannini, docente do Departamento de Psicologia da UFMG, difundir informação científica de qualidade é necessário, mas não suficiente. "Conhecimento científico impacta nossas vidas de muitas maneiras, tanto individualmente quanto coletivamente. O apoio público a essas políticas é um fator indispensável em nossas modernas e falhas democracias. Ganha cada vez mais força o consenso de que políticas públicas devem levar em conta evidências científicas, mas não apenas. Até aqui não é muito difícil estarmos de acordo. O problema começa quando precisamos definir, afinal de contas, o que é ciência e o que não é", justifica o professor.

Mais do que defender acriticamente a cientificidade da psicanálise, os autores se aprofundam na análise do que se constitui a própria construção do conhecimento psicanalítico em relação ao conhecimento científico, sob o argumento de que, em grande parte das críticas dirigidas à validade científica da psicanálise, o debate nunca, ou quase nunca, é sobre ciência. Dunker e Iannini propõem requalificar a discussão e apresentar novas abordagens e perspectivas para mostrar que defender a psicanálise é defender a ciência.

Trajetórias

Christian Dunker é professor do Departamento de Psicologia Clínica da USP, doutor e mestre em Psicologia Experimental pela mesma instituição, com pós-doutorado na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra. Ele é analista membro da Escola do Fórum do Campo Lacaniano e coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de vários livros, colunista e criador do canal de divulgação científica Falando nisso, Dunker recebeu dois prêmios Jabuti em Psicologia e Psicanálise. Ele atua na pesquisa sobre clínica psicanalítica de orientação lacaniana e suas relações com as ciências da linguagem e com a filosofia.

Gilson Iannini é professor do Departamento de Psicologia da UFMG, doutor em filosofia pela USP, mestre em filosofia pela UFMG, com pós-doutorado sobre as relações entre ciência e literatura em Freud na Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Ele é membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, editor de mais de 50 livros e de várias revistas sobre filosofia e psicanálise, além de consultor de vários periódicos.

Pavimentando o futuro

O IEAT comemora 25 anos de contribuição à pesquisa interdisciplinar e à produção de conhecimento inovador. Os eventos comemorativos visam promover reflexão crítica sobre o caminho percorrido e os desafios que ainda se apresentam. Desde a sua fundação, o Instituto se destacou como um centro de excelência na promoção da transdisciplinaridade, reunindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Comunicação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG