Ciclo de conferências da Cátedra UNESCO-UFMG tem início amanhã com fala sobre a ditadura militar brasileira

Com intensa programação mensal de eventos on-line até janeiro de 2021, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes promove, em julho, quatro encontros de seu Fórum, que tem como tema Saúde, Bem-Estar Social e Direitos Humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das Luzes. As conferências acontecem por meio da plataforma Zoom(ID da reunião: 848 4162 4677 / Senha: 425508).

O primeiro encontro acontecerá amanhã, 1º de julho, com a aula show Ditadura militar brasileira: a esperança dança entre os destinos sombrios desse evento. A partir das 17h30 palestrarão os professores Miriam Hermeto (UFMG) e Mateus Pereira (Universidade Federal de Ouro Preto), com participação musical de Camila Menezes (violão) e Analu Braga (percussão).

Na quinta-feira, 2 de julho, às 11h, será a vez de Luiz Miguel Oosterbeek (Instituto de Pesquisas Tecnológicas-Mação, Portugal, e Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas) apresentar Para além dos falsos dilemas: a afirmação da vida como centro da racionalidade na aurora do terceiro milênio.

O professor Unaí Tupinambás (UFMG) terá em sua fala, no dia 9 de julho, às 14h, o tema Covid-19, da contenção à mitigação: experiência de Belo Horizonte.

Por fim, no dia 23 de julho, às 19h, Adriane Vidal Costa (UFMG) falará sobre ‘O Século das Luzes’ de Alejo Carpentier e o jacobinismo libertário no Caribe.

Cátedra UNESCO-UFMG

Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes tem caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e letras, dentre outras áreas do conhecimento como as ciências exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG