Ciclo Tempos Presentes da UFMG aborda ultraneoliberalismo e democracia

Mais uma edição do ciclo de conferências e seminários Tempos Presentes da UFMG será realizada no dia 20 de agosto, às 9h30, no Auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), campus Pampulha. O tema será Universidades federais, ultraneoliberalismo autocrático e alternativas democráticas. A entrada é gratuita, com vagas limitadas, e não é necessária inscrição prévia.

O convidado da vez é o professor Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor titular da Faculdade de Educação da instituição. O docente desenvolve pesquisas no campo das políticas públicas em educação.

Lançado pela UFMG em março deste ano, o ciclo Tempos Presentes tem como objetivo abordar questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação, ou seja, tratar de temas que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, de forma a envolver as comunidades interna e externa. A cada edição, pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior, debatem temas relacionados a questões urgentes que desafiam o pensamento e põem valores em xeque.

Entre os temas já debatidos estão os desafios da construção democrática, perspectivas de atuação da universidade pública, o compromisso da universidade na superação do racismo e em defesa da universidade necessária.

Estudo das ditaduras e regimes autoritários

A próxima edição do ciclo Tempos Presentes ocorrerá no dia 16 de setembro, às 19h, no Auditório Baesse da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, localizado no 4º andar. O tema Contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários será abordado pelo professor Antônio Costa Pinto, investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor convidado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

Serviço

Ciclo Tempos Presentes - Universidades federais, ultraneoliberalismo autocrático e alternativas democráticas