Ciclo Tempos Presentes da UFMG debate desinformação, mídia social e eleições no Brasil

Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, o ciclo de conferências Tempos Presentes da UFMG terá como tema Desinformação, mídia social e eleições no Brasil, às 19h, no Auditório B-106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), campus Pampulha. A palestrante será a jornalista, professora e pesquisadora Raquel Recuero, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto ao público, sem a necessidade de inscrição prévia.

A palestra abordará as pesquisas desenvolvidas por Raquel Recuero sobre o papel da desinformação nas conversações da mídia social no Brasil. A pesquisadora também falará sobre tópicos de discurso, redes e estrutura da conversação em Twitter, Facebook e WhatsApp, com a construção das discussões públicas e os efeitos das cascatas de desinformação, como fake news e boatos.

Desde a primeira edição, em março deste ano, o ciclo de conferências Tempos Presentes discute questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação, com temas desde a ciência e tecnologia à construção democrática, com o envolvimento da comunidade acadêmica e do público externo à Universidade.

Diversos temas já foram debatidos, como os desafios da construção democrática, perspectivas de atuação da universidade pública, o compromisso da universidade na superação do racismo, em defesa da universidade necessária, as alternativas democráticas ao ultraneoliberalismo autocrático atual e contribuições da história e das ciências sociais ao estudo das ditaduras e regimes autoritários.

A cada edição, pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior, discutem temas relacionados a questões urgentes que desafiam o pensamento e põem valores em xeque.

Esta edição do ciclo Tempos Presentes integra o calendário de Atividades Complementares do turno noturno.

Serviço:

Ciclo Tempos Presentes: Desinformação, mídia social e eleições no Brasil

Data: 23 de setembro

Horário: 19h

Local: Auditório B-106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) da UFMG (Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG