Ciência brasileira no mundo: pesquisadores da UFMG terão livro sobre estudos do futebol traduzido ao árabe

Livro ‘O ensino do futebol: para além da bola rolando’, resultado do trabalho de pesquisadores da UFMG, será publicado no Egito

Em 2006, o professor da UFMG Silvio Ricardo da Silva recebeu uma proposta do Ministério da Educação para realizar o controle sobre a aplicação dos Estatutos de Defesa do Torcedor, mas sentia que era preciso ir além na discussão acadêmica sobre futebol. 

Esse foi o pontapé inicial para a criação do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da UFMG, que assina a obra O ensino do futebol: para além da bola rolando, publicado em 2016 pela editora Jaguatirica. O grupo, inicialmente formado pelo professor e alguns bolsistas estudantes de graduação, hoje conta com alunos de mestrado, doutorado, doutores, pós-doutores, professores universitários, além de parceiros nacionais e internacionais. 

A ideia do livro surgiu na ocasião dos dez anos do grupo, a partir do contato dos pesquisadores e pesquisadoras com escolas públicas de Belo Horizonte. “Eu dizia: a gente precisa colocar isso no papel. Porque [o futebol] ainda é trabalhado de uma maneira muito reducionista, fazendo com que o aluno vivencie o gesto motor, e não o futebol como um fenômeno social da magnitude que é. Os professores nos perguntavam: ‘como é o fazer disso?, como que a gente trabalha o futebol nessa perspectiva das ciências sociais e que não seja só com a bola rolando? Por isso que o nome do livro é O ensino do futebol para além da bola rolando. A bola rolando é importante, mas a gente entende que outras temáticas que envolvem o futebol, como a questão da sexualidade, discussão sobre gênero, as artes e a questão dos jogos eletrônicos precisam ser debatidas”, diz o organizador do livro e fundador do GEFuT, Silvio Ricardo da Silva.

Recentemente, a tradução ao árabe foi negociada com a editora egípcia Al-Arabi, que tem um projeto chamado Literatura Diferente. “Começamos publicando livros da Islândia, Guatemala, Peru, Brasil, Argentina, muitos países que não são muito conhecidos pelos nossos leitores. Os leitores árabes sabem pouco sobre o Brasil, e isso é muito estereotipante. No começo, os leitores não estavam acostumados a esse tipo de livro ”, diz Ranya Bakr, co-proprietária da editora. O objetivo do projeto é justamente publicar livros contemporâneos de diversos países para quebrar estereótipos de povos e culturas pouco conhecidas nos países árabes.

Apesar de o Brasil ser pouco conhecido no Egito, seja pela distância linguística ou pelas cinco horas do fuso horário que separam os dois países, o futebol é um esporte que atravessa culturas e é muito popular no Egito. “Hoje em dia, todas as crianças sonham em ser como Mohamed Salah”, diz Ranya. Mohamed Salah, atacante egípcio, atualmente grande estrela do Liverpool, time da Inglaterra.

E é justamente nesse contexto em que a obra se situa. Para o organizador do livro, “existe um desejo de que o futebol seja a tábua de salvação econômica, social, comportamental de jovens e crianças, deixando de levar em consideração os mais diversos fatores que influenciam esses fenômenos sociais. É mais fácil ganhar na loteria do que ter o salário do Salah. Para lidar com isso, é preciso fazer um trabalho educacional, e é aí onde o livro entra: preparar a formação das pessoas”, reflete Silvio.

O livro O ensino do futebol: para além da bola rolando está disponível no site da Editora Jaguatirica e em livrarias on-line. O lançamento da tradução ao árabe deve ocorrer até janeiro de 2022.

Ficha Técnica

O ensino do futebol

Silvio Ricardo da Silva (org.) (et. al.)

Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2016

ISBN 9788556620361

236 páginas

Com informações da Assessoria da Editora Jaguatirica

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG