Ciência e empreendedorismo são discutidos em encontro das iniciativas de inovação da Fundep e UFMG

Meetup reúne iniciativas da Universidade em parceria com o MM Gerdau

Ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo são grandes braços/fundamentos para o desenvolvimento econômico e social de um país. Para apresentar todo o potencial por eles disponibilizado, ocorrerá, nesta quinta-feira, dia 5 de março, o Meetup Ciência Empreendedora, um encontro dedicado à conexão e troca de experiências entre empreendedores e pesquisadores, por meio de uma parceria da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), UFMG e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet. As vagas são limitadas. O evento será às 18h30, no MM Gerdau (Praça da Liberdade, s/n, Prédio Rosa, Funcionários, Belo Horizonte).

O objetivo é discutir como agilizar e fortalecer a transposição da pesquisa científica para práticas empreendedoras e mostrar o enorme potencial transformador dessa sinergia e a sua relevância para o benefício da sociedade.

Esse encontro integra a programação de eventos que antecedem o Lemonade 16 e o Outlab 2ª edição. O Lemonade é um programa de aceleração de startups cujo objetivo é auxiliar no desenvolvimento de novos negócios e está com as inscrições abertas para a sua 16ª edição. Já passaram pelo programa cerca de 400 startups e mais de 1000 empreendedores.

Já o Outlab, que terá a sua segunda edição em breve, é um programa pioneiro de aceleração exclusivo para laboratórios de pesquisa, tendo recebido 25 laboratórios da UFMG em seu primeiro ciclo, realizado em 2019. Ambas as iniciativas são co-realizadas pela Fundep e pela UFMG.

Painel

Participam do painel no evento:

Bráulio Magalhães – Professor do Departamento de Cartografia da UFMG. Doutor e mestre em Análise Ambiental pela UFMG, com desenvolvimento de pesquisas utilizando Sistemas de Informações Geográficas e Geodesign aplicados ao Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes. É líder do grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de Longa Duração em Cidades Inteligentes. Foi o idealizador, fundador e atual coordenador do Laboratório de Geotecnologias – GeotecLab.

Letícia Braga – bióloga, PhD em Oncologia Experimental, co-founder e CEO da Oncotag, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de biomarcadores oncológicos que conecta o paciente ao tratamento correto.

Matheus Azzi – graduado em Relações Econômicas Internacionais pela UFMG e mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela mesma instituição. Tem experiência em modelagem de negócios, estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial, além de experiência com planejamentos estratégicos e modelagens econométricas.

Nathália Domingues – advogada e atua como assessora na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), com experiência em assuntos relacionados à inovação, à propriedade intelectual (proteção e acompanhamento dos pedidos de proteção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI), à transferência de tecnologia e ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Cursa mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual na UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

www.fundep.ufmg.br

Meetup Ciência Empreendedora