Ciência e tecnologia na Expomontes: UFMG tem espaço dedicado à divulgação científica no evento

A partir de sexta, 28 de junho, a Universidade participa da exposição agropecuária em Montes Claros com apresentação de animais, jogos interativo

Num ambiente especial preparado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, os visitantes da 45ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) poderão interagir com animais, participar de jogos educativos e também conhecer resultados de pesquisas e ações de extensão realizados na Universidade. O evento será realizado de 28 de junho a 7 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde (Praça Lindolfo Laughton, 1373, Alto São João, Montes Claros).

A visitação é gratuita para os grupos que agendarem com antecedência. Escolas públicas ou outros grupos devem realizar a inscrição pelo WhatsApp, no número (38)99155-4426. A entrada para a visitação deve ser até as 16h, a visita tem tempo de duração estimado em 45 minutos e acontecerá das 8h às 20h, e também estará aberta para os demais visitantes da feira.

O espaço para a exposição do ICA será a Mini Fazenda Dr. Zoo. Professores, técnicos e estudantes vão monitorar as visitas pelos diferentes ambientes da Mini Fazenda. O cenário é todo adaptado simulando uma propriedade rural, com animais e até um engenho de açúcar demonstrando seu funcionamento durante o evento. Os visitantes poderão interagir com animais como pônei, minivaca, minicabra e peixes ornamentais.

De acordo com o professor do ICA e coordenador da Mini Fazenda, Délcio Rocha, é uma oportunidade para a população de Montes Claros conhecer o que é desenvolvido na Universidade. “A premissa do projeto é trazer conhecimento prático, técnico e científico para todos. Além de proporcionar essa troca de saberes entre alunos, professores e visitantes. É uma maneira da sociedade ter acesso ao que a Universidade faz”, relatou.

Além da exposição de animais, a Mini Fazenda também contará com jogos e atividades de educação ambiental, com foco nas crianças e jovens que visitarem a feira. Entre os projetos de pesquisa apresentados durante o evento estão trabalhos sobre a utilização de insetos na alimentação animal e humana, a conservação da agrobiodiversidade por meio das sementes crioulas, aproveitamento de frutos nativos na produção de pastas e chips, entre outros.

Durante dez dias, a Expomontes recebe pessoas de diferentes municípios da região do Norte de Minas para a feira e as atrações culturais. O vice-diretor do ICA, professor Hélder dos Anjos Augusto, enfatizou o esforço da UFMG em apresentar de forma transparente as iniciativas desenvolvidas na Universidade, em um período em que o seu papel tem sido questionado erroneamente. “Promovemos conhecimento e desenvolvemos tecnologias que precisam ser socializados. A presença da Universidade no evento apresenta universos de cultura, de conhecimento, de opiniões e de interações. Uma das nossas premissas é quebrar barreiras e encurtar as distâncias entre os saberes”, disse.

Como nos anos anteriores, o ICA também participa do Torneio Leiteiro Expomontes, que visa incentivar o potencial da produção leiteira da região. A 44ª Expomontes é organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG