Ciência: HC-UFMG tem mais de 40 pesquisas clínicas em andamento

No Dia da Ciência e do Pesquisador Científico, entenda a importância dos hospitais universitários federais

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFMG/Ebserh) é, além de uma instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. Nesta segunda-feira, 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, conheça a relevância do HC-UFMG e da Rede Ebserh na área da ciência.

Atualmente, há 44 pesquisas clínicas em andamento no HC. São trabalhos científicos que têm impacto mais individualizado (como pesquisas em doenças raras) até alcance mais global, de doenças comuns (como câncer de colo cervical), passando por trabalhos que abordam a gestão hospitalar com políticas aplicadas ao SUS até temas contemporâneos como inteligência artificial. Nos últimos 10 anos, foram 1.791 pesquisas acadêmicas aprovadas no HC-UFMG.

“Trata-se de nossa missão enquanto instituição pública: formar pessoas com análise crítica dos processos de construção do conhecimento, em que a pesquisa é base fundamental. Hoje, o planejamento terapêutico deve ser sempre apoiado nas evidências científicas (derivado das pesquisas) e compartilhado com o paciente para decisão mais apropriada e individualizada”, afirma a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Maria Kakehasi.

Alguns exemplos da diversidade de pesquisas realizadas no HC-UFMG são: Inquérito nacional de crianças com glicogenoses hepáticas; Registro nacional de pacientes em tratamento de H pylori; Avaliação de tratamento de doença trofoblástica gestacional; Teste para diagnóstico rápido de pré-eclampsia; Fisioterapia na dor pélvica crônica e Sistema de gestão integrada de leitos hospitalares.

Pesquisas na Rede Ebserh

As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os HUFs são hospitais-escola – instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do SUS – com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.

Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.

Dentro das GEPs há o Programa de Iniciação Científica (PIC), o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.

A partir dos estudos, originam-se conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.

Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFMG faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Unidade de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG