Circuito Contemporâneo apresenta concertos de música eletroacústica no Conservatório UFMG

O Circuito Contemporâneo apresentará, no dia 6 de outubro, sexta-feira, às 20h, a série de concertos de música eletroacústica no Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro de BH). Nesse evento, serão apresentadas obras de cinco artistas e pesquisadores do Brasil e do mundo, que buscam trazer novas perspectivas acerca da música enquanto objeto artístico capaz de provocar sentidos. Com isso, os concertos buscam proporcionar ao público a criação de um novo olhar através do fazer musical contemporâneo, através do despertar de diversos sentidos. A entrada é franca.

Os concertos da série ocorrem no estúdio de música eletroacústica do Espaço de Criação e Invenção Sonora (EcrIS), no Conservatório da UFMG, antigo Centro de Pesquisa e Música Contemporânea. A série busca levar ao público belo-horizontino a produção contemporânea voltada à mídia eletrônica em suas mais distintas vertentes. Equipado com um sistema de som de 12 canais, o estúdio disponibiliza uma experiência imersiva, onde os sons circulam em torno do ouvinte.

Sobre os artistas

José Halac - compositor argentino e professor de Composição na Universidade de Cordoba.  As composições de José Halac vão desde as composições polimórficas, sincréticas, câmara sul-americana baseada em canto, eletroacústicas, improvisadas dos anos 90 até construções mais recentes baseadas em mecânica, orgânica, granular e design.

João Morales - é bacharel em Música com habilitação em Violão pela UFMG e tem mestrado em Performance Musical pela mesma Instituição. Desenvolve investigações artísticas que abrangem práticas experimentais, sobretudo com atravessamentos no campo da filosofia, dedicando-se a trabalhos amparados em uma postura crítica acerca do papel do performer – quais são suas condições, possibilidades e limites?

Simon Steen-Andersen - nascido na Dinamarca, Steen-Andersen é um compositor baseado em Berlim que trabalha com uma abordagem multidisciplinar, resultando em obras situadas entre as categorias de música, performance, teatro, coreografia e filme. Desde 2018, Steen-Andersen leciona composição e teatro musical como professor na Universidade de Artes de Berna (HKB), Suíça, e como professor associado na Royal Academy of Music em Aarhus, Dinamarca.

Artur Miranda Azzi -  mestre em Música pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt (2021), Künstlerisches Aufbaustudium pela Akademie für Tonkunst Darmstadt (2019) e graduação pela UFMG. Atua nas áreas de performance, teoria da música e composição. Foi professor substituto na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main e, atualmente, é doutorando na WWU Münster/UFMG.

Marco Scarassatti - artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras com objetos encontrados e com a utilização de um conjunto material finito. Dessa forma, constrói e desconstrói suas esculturas dando um aspecto transitório ao seu trabalho. Iniciado no Ifá, tem construído uma série intitulada Orixás Sonoros. É professor e pesquisador na área de Composição Musical da Escola de Música da UFMG e desenvolve a pesquisa Escutas do fim do mundo, música e arte sonora no Antropoceno.

É autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (editora Perspectiva / SESC, 2008) e autor, junto com Julia Gerlach, dos textos presentes no livro / catálogo Inventions of Smetak-The Interfused Kingdoms of the Inventor, Sound Artist and Musician Walter Smetak (1913-84). Foi comissionado, idealizou e co-dirigiu o Filme-Partitura Anestesia (2021), no festival Memórias na Música, da Akademie Der Kunst, em Berlim, e foi artista comissionado pelo Festival Cultureescapes 2021 Amazonia, a criar a instalação MataBio, exposta no Museu Tinguely, em Basel.

Info: 3409-8300

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

Serviço