Circuito Cultural UFMG tem programação especial pelo Novembro Negro

Ao longo do mês, a Praça de Serviços do campus Pampulha receberá seis apresentações de música e dança por meio do Circuito Cultural UFMG, projeto realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG. Dessas, duas são voltadas especialmente para apreciação da arte de autoria negra, e fazem parte da programação cultural do Novembro Negro UFMG, em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público externo.

A abertura da programação cultural do Novembro Negro será na terça-feira, 12 de novembro, às 12h30, com o show Dois Lados, do cantor e compositor Gui Ventura. O músico, que atualmente cursa Letras na UFMG, se apresenta acompanhado de Rafael Dejero (baixo), Hugo Bizzoto (teclado) e Edgar Siqueira (bateria). No repertório estão canções do seu primeiro disco, o álbum Dois Lados, além de músicas inéditas que passeiam entre a MPB e a world music.

A parceria com o evento se estende no dia 20 de novembro, às 12h30, com o espetáculo de dança Corpo negro em cena, da bailarina Júnia Bertolino. A atração do Quarta Doze e Trinta busca retratar os incômodos, as verdades, tristezas e alegrias que atravessam o corpo negro. Segundo a artista, que também é antropóloga e arte educadora, a montagem foi feita a partir de pesquisas sobre as corporeidades afro brasileiras e africanas presentes na literatura, no teatro, na música, e na dança.

Confira a agenda completa do Circuito Cultural UFMG no campus Pampulha:

12 de novembro, às 12h30
Show Dois Lados – Novembro Negro UFMG
Gui Ventura

13 de novembro, às 12h30
Concerto da Boa Banda – Quarta Doze e Trinta

20 de novembro, às 12h30
Espetáculo de dança Corpo negro em cenaQuarta Doze e Trinta e Novembro Negro UFMG
Júnia Bertolino

21 de novembro, às 17h30
Espetáculo do Núcleo de Formação em Dança do SESC – Ao Cair da Tarde

26 de novembro, às 12h30
Concerto da Geraes Big Band

27 de novembro, às 12h30
Apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG – Quarta Doze e Trinta

28 de novembro, às 17h30
Show do Grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG – Ao Cair da Tarde

Circuito Cultural UFMG
O Circuito Cultural UFMG é uma realização da DAC e tem como objetivo principal promover a articulação, interação e interlocução entre os espaços culturais vinculados à mesma, potencializando a integração das ações artístico culturais da UFMG. A programação gratuita, diversificada e de qualidade, é apresentada em forma de circuito cultural em diversas unidades da Universidade. A ideia é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica. São realizadas apresentações, oficinas, cursos e mini‐cursos, palestras, exposições, instalações, residências artísticas, ciclos de debates, entre outros.

Atualmente, o Circuito é composto por oito projetos: Quarta Doze e Trinta, Ao Cair da Tarde (ambos no Campus Pampulha da UFMG), Quinta Cultural (no Campus Saúde da UFMG), Baixo Centro En[cena] (no Centro Cultural UFMG), Multiverso (no Espaço do Conhecimento UFMG), Perspectiva (no Conservatório UFMG), Intervalo Cultural (no Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros) e Poente Cultural (no Campus Cultural UFMG em Tiradentes).

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG