Clínica do Bebê na UFMG cuida da saúde bucal de crianças

​ Atendimento é feito por estudantes de Odontologia a partir do sexto período

A Clínica do Bebê, da Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG, realiza tratamento odontológico de crianças de 0 a 4 anos de idade. Os procedimentos ocorrem às segundas-feiras, das 8h às 11h, na Clínica 8 da FAO, campus Pampulha, com consultas agendadas por telefone. Os pacientes também são encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo projeto de extensão Tal mãe, tal filho, que atende gestantes.

Os atendimentos são destinados, principalmente, à prevenção e cuidados com a saúde dos dentes, com o intuito de impedir o aparecimento de doenças. A clínica trabalha com a formação de hábitos da criança e orientação da mãe para os primeiros cuidados.

Criada em 2006 pela professora Fernanda Bartolomeo Maia, a Clínica do Bebê tem o funcionamento  vinculado a uma disciplina optativa ofertada para alunos da graduação em Odontologia, a partir do sexto período. Nas consultas, os alunos buscam ensinar as crianças e os pais sobre a maneira correta de escovar os dentes, a utilização correta da mamadeira e chupeta, cuidado com os dentes, prevenção da cárie e perigos do açúcar. Quando necessário, também são realizados serviços de limpeza e tratamento de canal.

O telefone para agendamento é o 3409-2467. Há uma lista de espera para tratamento na clínica.

A TV UFMG mostra como é o atendimento na Clínica do Bebê.

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens). Kennedy Sena (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).

Assessoria de Imprensa UFMG com informações do Portal UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG