Com aplicativo sobre violência doméstica, equipe brasileira com participação da UFMG disputa prêmio da Nasa

Estudante de Design integra o grupo, que venceu etapa nacional da competição

Equipe formada pelo estudante Afonso Scliar, do curso de Design da UFMG, e outros jovens brasileiros venceu a etapa nacional do Hackathon Nasa Space Apps, competição de tecnologia e inovação. O grupo desenvolveu o Together app, uma biblioteca de código aberto que, implementada em qualquer aplicativo ou site, cria uma ferramenta de denúncia e prevenção à violência doméstica. A edição desde ano, denominada Covid-19 Challenge, teve como objetivo buscar soluções para o combate à pandemia. A competição, on-line, foi disputada no fim de maio. 

A equipe, denominada Tubainers, também é formada pelo curitibano Douglas Lara, pela piauiense Fabíola Machado e pelos paulistanos Felipe Rodrigues, Lorena Zonato e Wallacy Souza. O desenvolvimento do projeto tomou por base estudos realizados pela Nasa sobre mudanças comportamentais causadas pelo isolamento em pessoas em preparação para missões espaciais. Os integrantes identificaram impactos semelhantes no contexto de pandemia, em especial o aumento do sofrimento mental e da violência doméstica. Esta última tornou-se o foco do Together app. 

De acordo com Afonso, já no primeiro momento as equipes são instruídas a preparar todo o projeto visando à disputa nacional e internacional. Por isso, a Tubainers também desenvolveu uma versão em inglês do aplicativo, com recursos compatíveis com os serviços de segurança americanos. 

Afonso analisa a importância do conhecimento adquirido na UFMG para sua participação na competição: "Foi um diferencial imenso principalmente em relação à metodologia do design, pois permitiu desenhar os caminhos que seguiríamos para construir uma solução ao mesmo tempo impactante e viável". 

O Nasa Space Apps é um hackathon anual no qual a agência espacial dos Estados Unidos abre seus dados e pesquisas de missões para que equipes do mundo todo possam criar soluções para os desafios propostos. Hackathons são maratonas de tecnologia e inovação que podem durar dias e reúnem, em sua maioria, programadores e designers com objetivo de desenvolver ferramentas que gerem impacto positivo para as organizações. 

Esta é a nona edição da competição. De acordo com o site oficial, a primeira etapa da edição de 2.020 reuniu mais de 15 mil participantes de 150 países. A etapa mundial está agendada para o período de 2 a 4 outubro.  

Saiba mais em vídeo produzido pela TV UFMG (produção: Daiany Nogueira / imagens: Cedoc TV UFMG, Together app e Ravik Gomes / edição de conteúdo: Jessika Viveiros).

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG