Com programação especial, UFMG adere à semana de museus

Conheça a programação de quatro dos espaços participantes

Com o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, começou ontem a 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, que prossegue até 19 de maio, deverá registrar mais de três mil atividades em museus de todo o país.

Saiba um pouco mais sobre as atividades que acontecem no Acervo de Escritores Mineiros, no Centro de Memória da Medicina, no Museu de Ciências Morfológicas, e no Museu Itinerante Ponto da UFMG:

Acervo de Escritores Mineiros
O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição que recria o ambiente de trabalho de autores brasileiros. Reúne exemplares raros e autografados de obras do modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros. Além do viés museográfico, o AEM é objeto de pesquisa acadêmica na área da teoria literária.

O espaço, que está completando 30 anos de existência, estará aberto para a exposição permanente O Laboratório do escritor, até 17 de maio, das 9h às 17h. Ainda hoje, 14 de maio, em duas sessões, às 14h e às 15h, serão realizadas encenação e leitura dramática sobre a vida e obra do escritor Murilo Rubião. No encerramento da semana, na sexta, 17 de maio, haverá a exibição do filme O Escaravelho do diabo, das 9h às 17h, adaptado da obra de Lúcia Machado de Almeida.

O AEM está aberto a visitações de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Acervo localiza-se no terceiro andar da Biblioteca Central da UFMG, no campus Pampulha. Mais informações podem ser consultadas nas redes do AEM.

Museu Itinerante Ponto UFMG
Montado em um caminhão, o Museu Itinerante Ponto UFMG estará aberto à visitação de 14 a 16 de maio, em dois horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Com o auxílio de guias, o público poderá conhecer as cinco salas do museu que ofertam diferentes experiências didático-científicas.

A sala da Água trata das relações do ser humano com esse recurso natural. A sala dos Biomas traz informações sobre o Cerrado, Mata Atlântica e a Antártica. A sala 3D reproduz o fundo do mar e um recife de corais. A sala do Submarino promove uma viagem à região abissal do oceano. E a Sala da Consciência propõe uma reflexão sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais.

O museu ficará estacionado no Centro Pedagógico (CP), campus Pampulha. Mais informações podem ser encontradas em suas redes.

Centro de Memória da Medicina
Idealizado para preservar o patrimônio bibliográfico, arquivístico e museológico da medicina no país, o Centro de Memória da Medicina (Cememor) foi inaugurado em 1977. O espaço também abriga registros de importantes alunos que passaram pela Faculdade de Medicina da UFMG, como os da turma de 1927, na qual estudaram Juscelino Kubitschek, Pedro Salles e Pedro Nava.

O Cememor inaugura a exposição Tradições estudantis da Faculdade de Medicina, inspirada no tema da Semana, que reúne registros do cotidiano dos alunos da Unidade ao longo do tempo. Os participantes poderão conferir exemplares de convites de formatura, fotografias de formandos, jogos universitários, jubileu, bailes, peças de roupas e exemplares de jornais estudantis.

Parte do acervo foi doada pelo Diretório Acadêmico e ligas estudantis. A mostra estará instalada no Corredor da memória, que contará com cinco telões para exibição de vídeos sobre essas tradições, muitas já extintas, como o trote e o anel de formatura, e algumas que ainda permanecem nos dias atuais. A mostra pode ser visitada até 2 de junho, das 7h às 17h.

O Cememor está localizado no campus Saúde (Avenida Alfredo Balena, 190, sala 27). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail cememor@medicina.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-9106 e (31) 3409-9672.

Museu de Ciências Morfológicas
Aberto ao público em 1997, o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG tem o objetivo de ampliar e dar visibilidade às estruturas e funcionamento do corpo humano.

Reconhecer os saberes tradicionais é a premissa da mostra Corpo humano como tradição que valoriza, que será inaugurada hoje pelo museu, 14 de maio. Estarão em exposição, até o dia 17 de maio, das 8h às 17h, exemplares de plantas e ervas popularmente utilizadas para tratar enfermidades.

A farmacognosia é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas que estuda os princípios ativos naturais. Por meio de painéis explicativos, o público poderá compreender o princípio ativo de cada planta e como ele atua no organismo, além de evitar possíveis intoxicações, muito comuns quando se administra uma espécie errada.

Além da visitação livre, haverá percurso guiado nos seguintes horários: terça-feira, 14, a partir das 15h; quarta-feira, 15, a partir das 10h; quinta-feira, 16, a partir das 15h; sexta-feira, em dois horários, às 13h30 e às 15h. Os participantes receberão amostras de ervas e informações sobre a sua aplicação e eficácia.

O museu está instalado no bloco N2, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no campus Pampulha. Mais informações estão disponíveis nas redes do museu.

João Paulo Alves

Assessoria de Imprensa UFMG

Programação da 17ª Semana Nacional de Museus

Até 19 de maio