Com UFMG, PBH e Governo de Minas, Hub de Inovação do BH-TEC é inaugurado e marca nova era

Marco de uma nova era no ecossistema mineiro, o Hub de Inovação do BH-TEC foi inaugurado nesta quarta-feira, 15 de março. O espaço ocupa um andar e materializa o principal conceito do Parque Tecnológico de BH desde a concepção, já que a obra é fruto de uma parceria entre academia (UFMG) e poder público (Prefeitura de BH e Governo de Minas) - e não só será usufruída pelo setor empresarial como contribuirá para o seu desenvolvimento.

"A proposta foi, e é, criar um espaço dentro o BH-TEC onde todas as atividades de desenvolvimento do empreendedorismo de base científico-tecnológica possam existir. Aqui, temos espaços para incubação, coworking, aceleração, pós-aceleração, softlanding, consultorias e um Fablab [oficina de fabricação digital]", afirma o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.

A inauguração contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida; do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite; do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, entre outras autoridades.

'Porto seguro'
A reitora da UFMG reforçou a importância da tríplice hélice, formada pela Universidade, poder público e indústria. "Somos líderes nacionais no registro de patentes. Estamos à frente porque, para nós, a transferência de tecnologia é muito importante, pois sabemos que todos ganham com esse processo: Universidade, cidade e estado. Esse é o futuro que temos pela frente", afirmou.

"Nesse sentido, o BH-TEC é um exemplo de sucesso e a lotação [Parque está com a lotação máxima] mostra que estamos no caminho certo, investindo em inovação ciência e tecnologia", complementou.

Já o prefeito da capital mineira classificou o Parque Tecnológico como "porto seguro" para o desenvolvimento da tecnologia. "O BH-TEC é importante justamente por dar um porto seguro para a tecnologia ser desenvolvida pelos estudantes, pesquisadores e empresas. Que o BH-TEC seja cada vez mais esse ponto de aglutinação que o Brasil precisa, o mundo precisa e Belo Horizonte acolhe", afirmou Fuad Noman.

Tecnologia para a sociedade
O presidente da Fapemig reforçou a importância de o desenvolvimento de tecnologia afetar positivamente a vida dos cidadãos, a chamada transferência.

"Fico orgulhoso que a Fapemig seja parte desse processo de criar mecanismos para que as tecnologias desenvolvidas possam ser apropriadas pela sociedade. E os parques tecnologias são um mecanismo muito importante para fazer esse trânsito", afirmou Paulo Sérgio Beirão.
A Fapemig foi fundamental para a construção da Hub de Inovação, com o aporte de R$ 1.349.405,79. A PBH entrou com mais R$ 1.332.790,83.

"Vamos nos unir, Câmara e Prefeitura, para gerar mais oportunidades para as empresas e as pessoas. Unir com universidade também para trazer vida, mobilidade e desenvolvimento para a Pampulha, trazendo a Universidade para mais perto das pessoas, quebrando muros físicos e intelectuais. Que BH seja a capital brasileira da inovação", afirmou o presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo.

"Não adianta discutir desenvolvimento de um estado ou país sem discutir a ciência e a tecnologia. Mas a integração de poder público, universidade e empresas é essencial e cabe ao poder público dar incentivo e suporte. Por isso, esse Hub é mais um passo fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e nosso país", disse o presidente da Assembleia mineira, Tadeu Martins Leite.

Hub de Inovação
Após oito meses de obras, o Hub de Inovação é inaugurado com o objetivo de ser uma importante ferramenta para o ecossistema entre a academia, o poder público, o empresariado e a população.

O espaço ocupa todo um andar do Parque e tem aproximadamente 550m² com coworking, salas de reunião, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência.

“A inauguração do Hub marca o final de uma fase e dá início a outra, na qual seguiremos oferecendo conteúdos e processos em meio aos desafios de um novo ciclo, agora de expansão, depois de um período de ressignificação”, resumiu o CEO do BH-TEC, Marco Crocco.

"Mas se um ciclo se encerra, um novo começa com um desafio fundamental e crucial para o futuro do BH-TEC: o BH-TEC precisa crescer", complementou, durante a inauguração.

Serviços
Para cumprir seu propósito, o Hub desenvolverá serviços de gestão da inovação e receberá programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico. O projeto tem financiamento da Fapemig.

A cartela de atividades do Hub contempla, ainda, soft landing para instalação de empresas brasileiras e estrangeiras prospectando negócios em Minas Gerais e consultoria em transferência de tecnologia, entre outras frentes de assessoramento empresarial.

Conexões BH-TEC
Ainda neste mês de março, o Hub de Inovação Multifuncional do BH-TEC lançará o Conexões BH-TEC, um programa de pós-aceleração especialmente desenvolvido para startups em estágio mais avançado de maturidade.

Nas redes sociais do Parque, será possível acompanhar todas as notícias sobre a inauguração e sobre o funcionamento do Hub como um todo.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do BH-TEC)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG