Começa nesta segunda-feira o 52º Festival de Inverno UFMG

Festival ocorre de 14 a 23 de setembro, com programação on-line e gratuita; abertura conta com palestra do pensador quilombola piauiense, Nêgo Bi

Começa nesta segunda-feira, 14 de setembro, o 52º Festival de Inverno UFMG. Um dos mais importantes e tradicionais eventos culturais do país se reinventa em 2020 e terá toda a sua programação realizada de forma on-line. A solenidade de abertura terá início às 19h, seguida de palestra com Nêgo Bispo, roda de conversa e atrações culturais. Todas as atividades serão transmitidas pelo youtube.com/culturaufmg.

A solenidade de abertura contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Na sequência, começam as atividades do Seminário Culturas em Pensamento, que reunirá uma diversidade de pensadores contemporâneos, que discutirão os rumos da cultura no país. O seminário inclui sete rodas de conversa e sete palestras ao longo do Festival. Quem quiser receber certificado para essas atividades, pode se inscrever em sympla.com/festivaldeinvernoufmg.

Às 19h30, teremos a primeira palestra Presenças orgânicas, invisibilidades sintéticas, com Nêgo Bispo. Em sua fala, o pensador quilombola piauiense abordará o tema dos povos originais e os povos africanos, institucionalmente invisibilizados na cultura brasileira. Bispo resgata a forma como esses povos foram tratados no Brasil desde o início do colonialismo até a constituição de 1988.

Em seguida, os convidados Roberto Monte-Mór (arquiteto e urbanista, professor da UFMG atuante no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Cedeplar) e Kaká Werá Jecupé (escritor, ambientalista e conferencista brasileiro de origem indígena tapuia, fundador do Instituto Arapoty), participam da roda de conversa Sonhos de outros mundos e outros tempos.

Essas atividades são gratuitas, abertas a todos e oferecem certificado àqueles que se inscreverem pelo link disponível no site do evento: www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Às 21h45, ocorre o lançamento da exposição Siwẽttêt: resistência, de Edgar Kanaykõ Xakriabá. A exposição fotográfica retrata diferentes percepções de mundo, sob a perspectiva do olhar indígena. As imagens foram registradas pelo antropólogo Edgar Kanaykõ Xakriabá e exibem os povos indígenas nos dias de hoje. Após o lançamento, a mostra poderá ser vista em medium.com/culturaufmg.

Todas as atividades do festival são gratuitas e abertas ao público. A programação completa do 52º Festival de Inverno UFMG está disponível em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Serviço:

52º Festival de Inverno UFMG - Mundos possíveis: culturas em pensamento

14 a 23 de setembro

Transmissão: www.youtube.com/culturaufmg

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa do 52º Festival de Inverno UFMG | Mariana Gonçalves

(31) 98638-0936