Competição de robôs na UFMG vai simular retirada de minas terrestres A

O encerramento da disciplina Introdução à Robótica, do curso de Ciência da Computação da UFMG, será marcado por uma competição de robôs autônomos construídos por equipes de alunos na segunda, 26 de junho, às 17h30 no Auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha. Integrados por peças do sistema lego, os robôs devem ser capazes de recolher blocos e esferas de isopor, que representam minas terrestres deixadas em um terreno após uma guerra.

O objetivo das equipes é criar um robô que, controlado somente por um computador de bordo conectado a sensores, localize, colete e leve as minas a um local seguro da arena.

Regulamento

A pontuação de cada equipe será contabilizada com base nas características de cada artefato: fragmentação, explosão e antitanque somam pontos; artefatos deteriorados subtraem os pontos do grupo.

A competição ocorrerá em três etapas. Inicialmente, será realizada a fase eliminatória, na qual três equipes com as menores pontuações totais serão desclassificadas. Em seguida, na fase classificatória, todas as equipes se enfrentam. Os dois robôs que alcançarem as maiores pontuações totais irão à final, na qual será decidido o vencedor.

Mais informações na página do evento ou pelo telefone (31) 3409-6579.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Imprensa da UFMG

www.ufmg.br

Competição de robôs na UFMG vai simular retirada de minas terrestres A