Compolítica: prazo para submissão de resumos em congresso sobre fake news e democracia na UFMG termina no dia 22

submissão de trabalhos para o Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), que em sua nona edição contará com a organização da UFMG, por meio dos Departamentos de Ciência Política e Comunicação Social, se encerra no dia 22 de fevereiro. O envio dos resumos expandidos deverá ser feito diretamente no hotsite do Congresso. O evento, que será realizado de 24 a 28 de maio, aceita artigos de doutores, mestres e graduados (graduandos podem submeter trabalhos apenas em coautoria com graduados, mestres e doutores).

Tendo em vista os problemas sociais causados pelas fake news na sociedade brasileira, o tema da 9ª edição do Congresso Compolítica é Democracia e Opinião Pública em tempos de fake news. O evento é destinado a todos os pesquisadores, estudantes e profissionais da comunicação, política e áreas correlatas ou aqueles que tenham interesse no tema.

Segundo o estudo desenvolvido pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação, 74% dos brasileiros estão expostos às fake news e aos danos que elas podem causar. Com conteúdo propositalmente falso ou tentativas orquestradas de confundir ou manipular informações, as fake news geralmente são usadas com interesses velados, como benefícios econômicos ou políticos.

O espalhamento de fake news no Brasil e no mundo vêm causando uma grande onda de desinformação e o fortalecimento de grupos, como o anticiência e o antivacina. As informações falsas ganham 70% mais espaço na internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais abrangência que as verdadeiras, segundo resultados das pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

As fake news interferem na ação, na tomada de decisão e até mesmo no posicionamento político das pessoas. Podem, inclusive, colocar vidas em risco ou prejudicar a saúde, como no caso das notícias falsas veiculadas a respeito da transmissão e tratamento da covid-19. Para o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Compolítica, Rafael Sampaio, “as fake news são um dos fenômenos recentes mais importantes da comunicação e política exatamente por sua capacidade de distorcer, manipular ou mesmo devastar formas, agendas e atores da esfera pública digital contemporânea”.

Mais informações sobre o evento e as inscrições podem ser encontradas no site oficial.

Inscrição: doity.com.br/compolitica2021/inscricao

Site: doity.com.br/compolitica2021/

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa Compolítica 2021