Compositora mineira Iaiá Drumond se apresenta no Centro Cultural UFMG

Na quarta-feira, dia 3 de maio de 2017, às 20h, o projeto Música & Poesia e o Centro Cultural UFMG recebem a cantora e compositora Iaiá Drumond com a apresentação Quantas voltas dá meu mundo. O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia. Entrada franca. Informações pelo telefone (31) 3409-8290.

O espetáculo musical da cantora belo-horizontina vai do erudito ao popular. Acompanhada pelo multi-instrumentista e arranjador Flávio Medeiros, o show conta com um repertório que vem sendo construído ao longo de um processo de pesquisa que já dura oito anos.

Quantas voltas dá o meu mundo é o resultado desse trabalho de aprofundamento musical, conceitual e estético que une influências sonoras universais, canções de grandes artistas da MPB com novas roupagens, bem como repertório autoral em que a cantora mostra ao público um pouco de seu mundo particular. Acompanhada de instrumentos inusitados, tais como oud esaz, além do tradicional violão 7 cordas, baixo e bateria, Iaiá oferece ao público novas sonoridades para canções conhecidas e apresenta obras não tão conhecidas de compositores famosos como Caetano Veloso, João Bosco, Alceu Valença, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Geraldo Azevedo e Dorival Caymmi. Lança, ainda, canção inédita de Renato Rosa e Fernando Brant e se insere no universo da música autoral mineira ao apresentar suas próprias canções.

Iaiá Drumond

Cantora, compositora, preparadora vocal e produtora musical, Iaiá Drumond é formada em Música, com habilitação em Canto, pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Iniciou sua trajetória musical em 1995 como integrante do Coral Infantil do Palácio das Artes e depois de atuar como integrante de outros corais e grupos vocais, como Sons de Minas, Madrigal Ãnima e Angels, iniciou sua busca por aliar sua atuação em música erudita com uma carreira em música popular.

Atuou como cantora e compositora do grupo Nós (2006-2011), surgido a partir de sua participação junto a Luis Fernando de Assis no Projeto Cantautores (2003-2004), também integrado por músicos como Gabriel Guedes, Sérgio Pererê, entre outros. Com o grupo participou de diversos shows e festivais, incluindo o Festival de Inverno de Vespasiano em que realizou a abertura do show de Flávio Venturini. No mesmo período atuou também como cantora no grupo Rodrigo Miranda e Banda (2004-2010), com o qual participou de projetos como Minas ao Luar, Minas em Serenata, Seresta ao Pé da Serra, do SESC-MG e JK em Seresta.

No campo das artes cênicas atuou como parte do grupo vocal do espetáculo “O menino Léo e o poeta Noel”, de Neuza Sorrenti (1997), integrou o elenco de “Nas ondas do rádio”, de Pádua Teixeira (2003-2004), foi preparadora vocal dos elencos das peças “O gato de Botas” e “Nas ondas do Rádio” (2011), ambas produzidas pela DuArt Produções e da peça “O menino mais rico do mundo” (2015) da Sala7 Produções. Como professora de canto trabalhou em escolas como Babaya – Casa de Canto, Pro-music e Allegretto, além de ter atuado no Programa Valores de Minas (2013), no Projeto Arte e Transformação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Vespasiano (2012) e como regente do grupo de seresta Turma da Iaiá, da ABT – Associação Beneficente de Tipografia (2008-2010).

Participou com o Coral Lírico do show Sinfônica Pop - Convida Milton Nascimento (agosto de 2014), do concerto de inauguração da Sala Minas Gerais (fevereiro de 2015), atuou nas montagens das Óperas "Carmen" (Bizet), "Lucia di Lammermoor" (Donizetti), "Romeu e Julieta" (Gounod), "O Guarani" (Carlos Gomes), entre outras peças relevantes da música de concerto.  Ainda em 2015 participou do Projeto Inéditas 6ª Edição com duas canções autorais e foi convidada do show do Marquim D’Morais no Festival de Arte Negra (FAN). Em 2016 se apresentou no Festival "Sonora - Ciclo Internacional de Compositoras", no "DiversaS - Feminismo, Arte e Resistência", na Virada Cultural de Belo Horizonte como integrante do show "Do alto do morro" do artista Marquim D'Morais e começou a produzir o “Projeto Motus”, de sua idealização.

Atualmente é cantora efetiva do Coral Lírico de Minas Gerais, atua em seu projeto solo “Quantas voltas dá meu mundo”, que estreou em 2012 no Teatro de bolso do SESC Palladium e é preparadora vocal do cantor e compositor Marquim D’Morais.

Projeto Música & Poesia

O projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais e toda iniciativa que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas. É voltado para a comunidade em geral e acolhe as manifestações artísticas de pequeno porte (pois é realizado no hall de entrada do andar superior do prédio) promovendo o exercício do canto, da poesia, da música, do teatro, da performance e da expressão corporal de forma intimista no centro da cidade. Propicia a divulgação dos trabalhos inéditos ou ainda pouco divulgados de atores, músicos, poetas ou daqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Assessoria do Centro Cultural UFMG