Conferência da UFMG aborda livro sobre obra aclamada de Foucault

No dia 22 de fevereiro, às 17h, a Editora UFMG promove conferência sobre o livro Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas - Cinquenta anos depois, de Ivan Domingues, professor do Departamento de Filosofia da UFMG. O evento acontecerá com transmissão ao vivo pelo YouTube e terá a participação especial do professor Cesar Candiotto, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

As palavras e as coisas – uma arqueologia das ciências humanas, de Michel Foucault, foi lançado em 1966, na França, com grande repercussão no mundo todo, inclusive no Brasil. Tendo frequentado os cursos de Foucault no Collège de France entre os anos de 1981 e 1983, em quem vê o interlocutor oculto de sua tese de doutorado defendida mais tarde na Sorbonne, Ivan Domingues faz, nesse livro, uma análise extensa e acurada da obra que o inspirou. 

Domingues é doutor em filosofia pela Universidade de Paris 1. Atua nas áreas de epistemologia das ciências humanas e sociais, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa contemporânea e filosofia no Brasil. Na UFMG, foi um dos fundadores e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares e atualmente coordena o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo. É autor, entre outras obras: O grau zero do conhecimento (Ed. Loyola, 2ª ed., 1999), Epistemologia das ciências humanas (Ed. Loyola, 2004) e Filosofia no Brasil: Legados & Perspectivas (Ed. Unesp, 2017).

A conferência terá, também, a apresentação de Cesar Candiotto, doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente no pensamento de Michel Foucault e suas relações com outros pensadores, tais como Hannah Arendt, Giorgio Agamben e Roberto Esposito.

Dentre suas pesquisas atuais, destaca-se o estudo da questão da biopolítica em suas relações, por exemplo, com temas como os ilegalismos, o capital humano e os dispositivos de segurança. Desde 2021, é membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Publicou, dentre outros, os livros Foucault e a crítica da verdade (Ed. Autêntica, 2ª ed., 2010) e A dignidade da luta política: incursões pelo pensamento de Michel Foucault (Educs, 2020).

O livro em formato e-book tem 402 páginas e está disponível para venda no site da Editora UFMG.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa da Editora UFMG

(31) 3409-3888

www.editoraufmg.com.br