Conferência na UFMG discutirá 'Maternidades Bárbaras: por que ainda falamos de Medeia'

Realizada pelo Núcleo de Estudos em Letras e Artes (Nelap), da Fale, a conferência é gratuita

Na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, o Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) realiza a conferência Maternidades Bárbaras: por que ainda falamos de Medeia?, das 9h30 às 12h, no auditório 2001, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha. A conferência tem entrada gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Medeia, na mitologia grega, era filha do rei Eetes, da Cólquida, e é uma das personagens mais terríveis e fascinantes da mitologia, ao envolver sentimentos contraditórios e profundamente cruéis, que inspiraram muitos artistas ao longo da história, na pintura, escultura, teatro, cinema e ópera.

Durante a conferência, a professora Maria Fernanda Gárbero, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem grande parte de suas pesquisas centrada em produções escritas por mulheres, abordará três peças teatrais em diálogo: uma Medeia uruguaia, inédita no Brasil, um pequeno trecho da DesMedeia, de Denise Stoklos, e uma maior ênfase na peça recente de Grace Passô, Mata teu pai. Além disso, será proposta uma reflexão sobre autoras mulheres falam, no teatro, de maternidade.

Gárbero é doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a tese Las Madres de Plaza de Mayo: à memória do sangue, o legado ao revés? (em preparação para publicação em livro). Dedica-se à compreensão da formação de atores políticos que, ao romperem com espacialidades privadas, tensionam e desestabilizam a cena pública, nas produções escritas por mulheres.

Uma parceria entre Belas e Letras

O Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) foi fundado por professores da Faculdade de Letras, com atuação no Curso de Artes Cênicas, do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, em 1999. Assim, pesquisadores oriundos da Faculdade de Letras, da Escola de Belas Artes e da Escola de Música, da UFMG, desenvolveram um Projeto de Pesquisa intitulado A Palavra e a imagem diálogos e transposições. Paulatinamente, o Nelap vem agregando também pesquisadores de outras instituições. Para mais informações sobre o Núcleo, acesse o site ou o Facebook

Assessoria de Imprensa da UFMG

Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG