Conferências da Cátedra UNESCO-UFMG de agosto têm início na próxima semana com conversa sobre Imperialismo

Para abordar os desafios contemporâneos, ciclo traz palestras que vão da importância das Sociedades Protetoras dos Animais ao racismo diante do c

Com intensa programação mensal de eventos on-line até janeiro de 2021, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes promove, em agosto, quatro encontros de seu Fórum, que tem como tema Saúde, Bem-Estar Social e Direitos Humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das Luzes. As conferências acontecem por meio da plataforma Zoom (ID da reunião: 848 4162 4677 / Senha: 425508).

O primeiro encontro acontecerá no dia 6 de agosto, às 15h, com a palestra Como um embaixador português, um geógrafo francês, um romancista inglês e um poeta imaginário transformaram a cartografia da África e abriram as portas ao Imperialismo. A apresentação será feita por Junia Ferreira Furtado (UFMG e Universidade de São Paulo).

No dia 10 de agosto, às 19h, será a vez de Natascha Stefania Carvalho de Ostos (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Minas) abordar o tema Por que devemos ser bons para com os animais? As Sociedades Protetoras dos Animais no Brasil (1895-1940).

O professor Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFMG), no dia 19 de agosto, às 14h, apresentará a conferência O Visconde de Barbacena e o químico José Álvares Maciel: encontro na ciência e desencontro na política.

Por fim, no dia 25 de agosto, às 14h, Nilma Lino Gomes (UFMG) falará sobre Racismo e coronavírus: duas armas letais. Além de professora emérita da UFMG, Nilma Lino foi ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff.

Cátedra UNESCO-UFMG

Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes tem caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e letras, dentre outras áreas do conhecimento como as ciências exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço