Conferências da Cátedra UNESCO-UFMG de setembro começam na sexta com palestra sobre independência brasileira nos jornais do Brasil Imperial

Ciclo de palestras traz falas de professores da UFMG e é finalizada com apresentação de Marie-Noëlle Ciccia, da Université Paul Valéry - Montpell

Com intensa programação mensal de eventos on-line até janeiro de 2021, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes promove, em setembro, cinco encontros de seu Fórum, que tem como tema Saúde, Bem-Estar Social e Direitos Humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das Luzes.As conferências podem ser acompanhadas através do canal da DRI no Youtube (http://youtube.com/DRIUFMGGoesGlobal).

O primeiro encontro acontecerá na próxima sexta-feira, 4 de setembro, às 19h, com a palestra As luzes e a independência brasileira nos jornais do Brasil Imperial (1822 – 1889). A apresentação será feita por Luiz Carlos Villalta (UFMG).

No dia 11 de setembro, às 14h, será a vez de Dawisson Belém Lopes (UFMG) abordar o tema De José Bonifácio a Ernesto Araújo: apogeu e declínio da ‘Diplomacia do Conhecimento’.

Patrícia Kauark Leite (UFMG), no dia 18 de setembro, às 14h, apresentará a conferência Ciência e obscurantismo: qual Iluminismo nos interessa hoje?.

A palestra seguinte será de Rodrigo Duarte (UFMG), que, no dia 25 de setembro, às 14h, abordará o tema A ‘vida boa’ na perspectiva do esclarecimento reflexivo.

Por fim, no dia 29 de setembro, às 14h, Marie-Noëlle Ciccia (Faculdade Línguas Estrangeiras e Regionais da Université Paul Valéry / Montpellier 3, França) falará sobre A Zamperinida (1772 – 1775): uma contenda poética iluminista?.

Cátedra UNESCO-UFMG

Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes tem caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e letras, dentre outras áreas do conhecimento como as ciências exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG