Conferências de outubro promovidas pela Cátedra UNESCO-UFMG vão do SUS às utopias letradas

Ciclo de quatro palestras tem início na próxima quinta-feira; eventos acontecem via YouTube

Com intensa programação mensal de eventos on-line até janeiro de 2021, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes promove, em outubro, quatro encontros de seu Fórum, que tem como tema Saúde, Bem-Estar Social e Direitos Humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das Luzes. As conferências podem ser acompanhadas através do canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG no YouTube.

Na próxima quinta-feira, 1º de outubro, às 14h, a professora Alzira de Oliveira Jorge (Faculdade de Medicina UFMG) falará sobre O SUS após a pandemia: aprendizado e perspectiva.

O segundo encontro acontecerá no dia 16 de outubro, às 15h, com a palestra Educação contemporânea, o ocaso das Luzes?. A apresentação será feita por Luciano Mendes Faria Filho (Faculdade de Educação UFMG).

A palestra seguinte será de Luciana Villas Bôas (Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que, no dia 22 de outubro, às 15h, abordará o tema Utopias letradas: o Novo Mundo e o pensamento político no início da Era Moderna.

Por fim, no dia 29 de outubro, às 19h, Silvia Liebel (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas UFMG) apresentará Quem merece ser esclarecido? Duas visões das Luzes no século XVIII.

Cátedra UNESCO-UFMG

Instituída na UFMG desde 5 setembro de 2019, a Cátedra UNESCO-UFMG - Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes tem caráter transdisciplinar, envolvendo as ciências humanas e letras, dentre outras áreas do conhecimento como as ciências exatas e naturais. Ela é responsável por promover o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço