'Congresso Brasileiro de Extensão Universitária' encerra 9ª edição com conferência de Leonardo Boff e show musical

Promovido pela UFMG e pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), evento é o maior encontro da extensão universitária do país

Termina hoje, 11 de março, a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), maior encontro da extensão universitária do país. Promovido pela UFMG e pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), o evento reúne mais de 10 mil congressistas de todo o Brasil. Neste último dia, além das redes de conversa e de oito mesas redondas, o CBEU realiza seu encerramento, com direito a Conferência de Leonardo Boff e show musical do Madrigal Renascentista.

Todas as redes de conversa acontecem até as 14h30 (encontre sua rede aqui). Já as mesas redondas seguem até as 19h, com os temas: Museus e extensão universitáriaExtensão universitária e políticas públicasTrabalhoFormação de professores; Extensão rural e desenvolvimentoTecnologia e produçãoRelações étnico-raciais e decolonialidadeGênero, sexualidade e diversidade (confira os detalhes aqui).

Encerramento

A partir das 19h, os dirigentes das universidades anfitriãs, UFMG e UNIFAL-MG, encerram oficialmente o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Na oportunidade, serão abertos os trabalhos do 47° Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira.

Em seguida, Leonardo Boff realiza uma conferência com o tema Direitos Humanos, atuação das Universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum. Ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, Boff é teólogo, filósofo, escritor, conferencista, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. Expoente da Teologia da Libertação, esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã, gênese dessa teologia.

Leonardo Boff é doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

Atração especial em parceria com o 15° Festival de Verão UFMG, o Madrigal Renascentista UNIFAL fecha o evento até as 21h30. O Madrigal é um projeto de extensão na área da Cultura, da Universidade Federal de Alfenas. Sob a regência de João Pedro Boroni, o projeto é coordenado pela servidora Delô Ballesteros e, atualmente, conta com 17 participantes, entre servidores e discentes da Universidade e membros da comunidade local.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)

8 a 11 de março de 2021