Congresso da ANPG reunirá 1 mil estudantes de pós-graduação na UFMG

Ministros de estado também são esperados no evento, que começa nesta quinta-feira com debates, mostra e maratona científica

Começa nesta quinta-feira, dia 11, na UFMG, o 29º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG), organizado pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). O evento que promete ser um marco na história da entidade é a instância máxima de deliberação da ANPG, que, fundada em 1986, representa pós-graduandos stricto sensu, lato sensu e residentes matriculados em instituições de ensino superior brasileiras e vinculados a instituições de pesquisa.

São esperados mais de 1 mil pessoas no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), situado nas imediações da Faculdade de Letras. A abertura contará com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e, possivelmente, do ministro Márcio Costa Macêdo, chefe da Secretaria-geral da Presidência da República. A organização do congresso salienta que é a primeira edição realizada após o período de desmonte das estruturas de pesquisa e ciência do país.

Até domingo, dia 14, o evento sediará debates sobre o combate às desigualdades, a defesa da soberania nacional e o desenvolvimento sustentável do Brasil. "A gente está falando de reajustes, direitos previdenciários, assistência estudantil, regulamentação de ações afirmativas, políticas de cuidados – uma série de debates fundamentais”, enumera Ana Priscila Alves, vice-presidenta da ANPG, em vídeo em que convidava a categoria a participar do evento.

De seus processos deliberativos, podem participar, com direito a voz, pós-graduandos e entidades do movimento nacional de pós-graduandos que cumprem os requisitos estatutários e regimentais previstos para a condição de associados. Contudo, toda a programação do evento está aberta a visitantes, que poderão acessar os grupos de debates e as palestras. Informações sobre os processos deliberativos e eleitorais que terão vez no evento, especificamente, com foco específico nos associados, podem ser consultadas no seu regimento geral.

“O Congresso da ANPG é o ponto alto da vida democrática da entidade, em que debatemos os rumos da pós-graduação e da ciência desde a base, nas universidades e programas. É preciso que o 29º Congresso reflita sobre questões estratégicas para o desenvolvimento do país e as contribuições dos jovens pesquisadores nesses desafios”, afirma Vinícius Soares, presidente da ANPG.

Presença de autoridades

Nos quatro dias de evento, os participantes vão debater e deliberar sobre teses, moções, recomendações e propostas apresentadas por seus associados; definir ações gerais e campanhas a serem desenvolvidas pela associação; eleger a diretoria da gestão 2024-2026; apresentar pesquisas; avaliar os relatórios da diretoria da gestão 2022-2024 e realizar eventuais alterações no estatuto da entidade. O congresso fornece certificado de participação e de apresentação de trabalho científico aos participantes.

Um dos destaques da programação – que ainda está sendo divulgada – deve ser um debate, na sexta-feira, 12, com o tema A ciência a serviço do Brasil do século XXI: desafios de um projeto de país em reconstrução. Essa mesa deve contar com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que tem agenda no mesmo dia no BH-TEC, onde está sendo construído o Centro Nacional de Vacinas, que vai ampliar a estrutura e a capacidade do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da UFMG.

Também na sexta-feira, dia 12, às 14h30, a reitora Sandra Goulart participará da mesa A internacionalização da ciência na América Latina e Caribe: uma etapa da integração regional soberana, no auditório 102, do CAD2.  No sábado, dia 13, às 10h, na condição de representante da Andifes, ela estará presente na mesa Os desafios da formação e absorção para o pleno emprego dos mestres e doutores, no CAD 1.

“Além disso, haverá um ciclo de debates abordando temas pertinentes à pós-graduação, como os desafios da formação e absorção para o pleno emprego dos jovens mestres e doutores, a seguridade social para valorização dos pós-graduandos e a importância da ciência e da justiça climática para o desenvolvimento do Brasil”, informam os organizadores no material de divulgação. Os detalhes atualizados da programação devem ser consultados nas redes da ANPG, cujos caminhos de acesso estão reunidos neste link.

Programação científica

Com o objetivo de expor as pesquisas que, realizadas nas universidades brasileiras, contribuem com o desenvolvimento do país, o congresso também sediará uma mostra científica, em formato de banners, aos quais se somarão apresentações orais, gravadas em vídeos. Essas apresentações poderão ser acessadas por QR Codes disponibilizados nos próprios banners. A mostra estará disposta no saguão do CAD 2 durante os quatro dias de evento.

O congresso também sediará uma maratona científica, em que cerca de cinquenta pesquisadores vão correr contra o tempo na busca de “soluções que possam ser modelos de negócio de base tecnológica para inovação digital”, conforme se informa no Instagram da ANPG. Na maratona, serão premiadas as soluções mais inovadoras apresentadas para os desafios listados. A mostra científica e a maratona científica compõem a vertente extensionista do congresso.

(Texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG