Conservatório e Escola de Música da UFMG fazem tributo a Koellreutter

Até o dia 15 de abril, o Conservatório UFMG, em parceria com a Escola de Música, realiza a Semana Tributo a Koellreutter, com exposição, palestra, concertos e lançamento de livro em homenagem a Hans-Joachim Koellreuter (HJK). O compositor, professor e musicólogo alemão se mudou para o Brasil em 1937, tornando-se um dos nomes mais influentes na vida musical no país.

Nesta quarta-feira, 13 de abril, às 17h40 haverá o lançamento do livro Processos criativos em educação musical: tributo a Koellreutter, de Betânia Parizzi e Patrícia Furst Santiago, em mais uma edição da Série VivaMúsica da Escola de Música, no campus Pampulha. Na sequência, o professor Carlos Kater fará a palestraKoellreutter, o espírito criador. Por fim, será apresentado o concerto Os compositores da Música Viva – contribuições de HJK para a educação musical.

Programação do Conservatório

Os eventos são gratuitos. No Conservatório UFMG (na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro, o público poderá visitar a exposição Tributo a Koellreutter, de curadoria da professora Edite Rocha.

Na sexta, 15 de abril, o encerramento da semana, também no Conservatório,  será às 20h, com apresentação do programa radiofônico Música Viva homenageia Koellreutter, dirigido por Carlos Kater.

Em 1939, Koellreutter fundou o movimento Música Viva, por meio do qual ele e seus discípulos – entre os quais Cláudio Santoro, César Guerra Peixe, Eunice Katunda e Edino Krieger –realizavam concertos e palestras pelo país. Outro desdobramento foi o programa que o musicista alemão apresentou na Rádio MEC do Rio de Janeiro.

Guida Borghoff, Carla Reis e o Ars Nova - Coral da UFMG participarão da apresentação. Ao fim, será executada a peça Acronon, de Koellreutter, para piano e esfera de acrílico, projetada em vídeo.

Mais informações podem ser obtidas no site do Conservatório,  ou pelo telefone (31) 3409-8300.

Agência de Notícias UFMG

Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG

www.ufmg.br/conservatorio

Semana em homenagem a Hans-Joachim Koellreuter