Conservatório UFMG anuncia programação cultural do mês de junho

O Conservatório UFMG divulga sua programação cultural do mês de junho. Todo as atividades oferecem entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório UFMG está localizado na avenida Afonso Pena, 1534 - Centro de Belo Horizonte - MG. Veja a programação completa no site.

Performare

O Performare exibe, no dia 5 de junho, segunda-feira, às 19h30, o filme concerto Cantos da Memória, com a soprano Mônica Pedrosa e o violonista Fernando Araújo. O espetáculo multimídia busca ampliar a experiência do concerto tradicional de música erudita, mescla música e vídeo com a apresentação ao vivo do ciclo Canções de Adélia – composto por Paulo C. Chagas sobre poemas de Adélia Prado – e a projeção simultânea de um filme criado especialmente para dialogar com a música.

No dia 19, segunda-feira, às 19h30, será exibido o espetáculo cênico-musical Libiamo! Um brinde à ópera, com o Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (GEO ESMU-UEMG). No programa, trechos de óperas diversas de compositores desde o século XVII até o século XX. Passando cronologicamente pela história da ópera, os integrantes do grupo performarão árias, duetos, trios e coros.

Conexões Musicais

O Conexões Musicais abre a série do mês no dia 6, terça-feira, às 19h30, com a apresentação da palestra performática da compositora, autora, pianista e artista multimídia Jocy de Oliveira.  Para abrir a atividade, a artista conversa com a pesquisadora Maria Cecília Coelho e com Iara Ficke Matte, professora da Escola de Música da UFMG. Jocy falará sobre o processo criativo em torno de sua recente obra, Realejo de Vida e Morte. O roteiro foi escrito por Jocy durante a pandemia e é livremente inspirada no romance ainda inédito Realejo dos Mundos, da premiada escritora Adriana Lisboa. Ambas obras compartilham o cenário de uma região devastada pós hecatombe atômica ou ambiental.

No dia 20 de junho, terça-feira, às 19h30, o Conexões Musicais convida o clarinetista Iura de Rezende, o violinista Rodrigo Oliveira e a pianista Elisa Galleano para apresentação de recital de música erudita. No programa, obras do compositor russo Khachaturian, do compositor francês Milhaud e do compositor húngaro Bartók, todos do século XX. No dia 27, encerrando a programação da série, tem apresentação de música coral com Ars Nova – Coral da UFMG.

Quarta Cultural

O Quarta Cultural, a mais tradicional série do Conservatório, apresenta no dia 7 de junho o Coral InfantoJuvenil do Palácio das Artes. O coro tem a regência de Bruno Thadeu e faz parte da programação do Festival Internacional de Corais/FIC. No repertório, obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular.

Os músicos Elias Martins e Eric Wildmarck são os convidados do Quarta Cultural para apresentação do show Mindigo no dia 14 de junho, às 12h30. Mindigo é o som que vive na rua e da rua, é a junção de fragmentos do que se acha nas vertentes musicais e sua mistura em suas raízes. É cultura em desacordo, lamento, amor e questionamento, transmitidos pelas batidas do soul.

O show de música popular Seresta Canto de Amor, com Perla Horta, é a atração do dia 21 de junho. E o Grupo de Cellos do Cefart, sob a coordenação de Gláucia Furtado, encerra a série no dia 28.

Palco Livre

Sempre às 19h30, a série Palco Livre recebe o show de música popular Òjò – Deixa chover no dia 15 de junho, com Glaw Nader. E o show autoral Identity crisis, com o compositor e multi-instrumentista Marcelo Paganini, é a atração do dia 22 de junho, quinta-feira. O show tem a participação do baixista Ivan Correa, do tecladista Carlos Ivan e do baterista Bruno Aguiar.

O último Palco Livre do mês será no dia 29, com o show de lançamento do EP Nascente, apresentado pelo projeto Manacá composto por Thais Godinho na voz e percussão, Bê Meireles na voz e violão, Márcio Badu na voz e baixo e Calvin Badu na bateria e percussão. Com uma sonoridade orgânica, as músicas presentes no repertório dialogam sobre as trajetórias de vida e raízes musicais dos integrantes, suas formas de se relacionarem com a natureza e sobre suas visões políticas e sociais.

Perspectiva

A cantora Maíra Manga e o compositor Sergio Santos apresentam canções do álbum LÁ, no dia 16 de junho, sexta-feira, às 20h. A apresentação é parte do projeto Perspectiva – Circuito Cultural UFMG. Em formação intimista de violão e voz, Maíra e Sergio percorrerão o repertório do primeiro álbum da cantora, além de músicas já consagradas de Sergio e também canções que estarão presentes no próximo trabalho dos artistas.

Outros

Também integra a programação do mês o Sarau do Conservatório UFMG, que apresenta no dia 13 de junho, terça-feira, às 19h30, show de música, dança e audiovisual com os professores e alunos da Escola de Belas e Escola de Música da UFMG. O Circuito Contemporâneo exibe música eletroacústica no dia 23, às 19h30. E no encerramento da programação cultural do mês, o Concertos de Outono da OAP convida o violonista Celso Faria, no dia 30 de junho.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG