Conservatório UFMG apresenta programação cultural da próxima semana

Na próxima semana, de 8 a 11 de outubro, o Conservatório UFMG oferece atrações culturais de música contemporânea, instrumental brasileira, popular e erudita. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site.

Na terça-feira, 8 de outubro, às 19h30, acontece a apresentação do Grupo Sonante 21, dirigido por Stephan Froleyks. Criado dentro do programa de mestrado em música da UFMG, o grupo dedica-se à pesquisa e performance de obras de câmara de autores contemporâneos, sobretudo a estreias mineiras ou brasileiras de obras significativas da música da segunda metade do século XX e do século XXI. Em seus concertos já apresentou obras de Steve Reich, Luciano Berio, George Crumb, Brian Feynerhough, Magnus Lindberg, Terry Riley, Frederic Rzewski, Sean Griffin, David Lang, Sílvio Ferraz e Carlos Stasi. O grupo tem a direção artística de Fernando Rocha.

No dia 9 de outubro, quarta-feira, às 12h30, o Quarta Cultural recebe o Doizáum Trio, formado por três instrumentistas mineiros que se reuniram com o intuito de reler o vasto repertório da música brasileira. Doizáum explora as riquezas possíveis de se encontrar na formação trio, com violão, baixo e bateria, e através do entrosamento e afinidades musicais transmite e reforça a identidade do grupo. No repertório: Chegada; Influência; Assanhado; Espera; Baião pra Elizeu; Clube da Esquina; Aluir das Águas; Um tom pra Jobim; Rapadura; Vento Bravo; Fugindo do Sete.

Na quinta-feira, 10 de outubro, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o show de Eduardo DW, Asa de Besouro, que conta com o baterista e percussionista Felipe Kneipp, o multi-instrumentista Marcelo Kavalim, DJEdd, além da percussionista e cantora Anna Lages. A apresentação terá um repertório de 60% de músicas inéditas, numa dinâmica que permitirá também a recitação de poesias. O show Asa de Besouro em sua estética pretende fazer um resgate do RAP com inspiração noventista. A intenção do projeto é buscar novas sonoridades, referenciando a produção nas batidas: boom bap, breaking beat, funk, sempre inspirado pela música negra e pela música brasileira.

No dia 11 de outubro, sexta-feira, às 19h30, realiza-se o concerto de encerramento do projeto Horizons, com a apresentação do violinista Koh Kameda, do violoncelista Matias de Oliveira e do pianista Peter von Wienhardt. No programa obras de Dvorak e Astor Piazzolla. Koh Gabriel Kameda é professor em tempo integral na Universidade de Münster (Alemanha), Matias de Oliveira Pinto é professor na Universidade das Artes de Berlim, na Faculdade de Música de Münster e também Diretor Artístico do Festival Celloherbst, e Peter von Wienhardt é professor de piano e crossover em Münster, diretor do Aaseerenaden Münster e diretor artístico do Festival Internacional de Música Mittelrhein.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

(31) 3409-8306

www.conservatorio.ufmg.br

Serviço

Programação cultural semanal do Conservatório UFMG

8 a 11 de outubro

Conservatório UFMG – Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro – Belo Horizonte