Conservatório UFMG apresenta programação cultural da próxima semana

Na próxima semana, nos dias 25, 26, 27 e 29 de novembro, o Conservatório UFMG oferece atrações culturais de música popular, erudita e contemporânea. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site.

No dia 25, segunda-feira, às 19h30, será destaque a criação contemporânea para violoncelo e para percussão, trazendo um repertório todo de música brasileira, a ser apresentado pelo GruVi - formado por alunos da graduação em violoncelo e também da pós-graduação da UFMG - e pelo Grupo de Percussão da UFMG – que em 2004, o grupo lançou o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, finalista do Prêmio TIM da música brasileira. Serão apresentadas obras de Roberto Victorio, Rogério Vasconcelos, João Pedro Oliveira e Dimitri Cervo.

No dia 26, terça-feira, às 19h30, será realizada a tradicional Mostra de Composições da Escola de Música da UFMG (Mocó), evento organizado por alunos de composição da UFMG e que privilegia a estreia de obras de compositores ligados à Escola de Música da Universidade. Esta será a 34ª. edição da Mocó, criada em 1996 por alunos do curso de composição com o intuito de viabilizar a sua produção artística apresentando-a ao público e à comunidade acadêmica.

Dia 27, quarta feira, às 12h30, acontece uma apresentação da Babadan Banda De Rua, orquestra de sopros e percussão, que traz um som instrumental influenciado por importantes tradições do povo negro mineiro: Candomblé, Congado e bandas de Minas. O repertório é instrumental, com ênfase em composições autorais e releituras de renomados compositores da MPB. As influências musicais perpassam por todo o universo afro-brasileiro.

No mesmo dia, às 19h30, além da promoção da palestra do compositor italiano Luigi Abbate, haverá um concerto coletivo de música contemporânea em diversas formações e estilos, com obras exclusivamente escritas no Século XXI. O repertório inclui a música improvisada (apresentada por Marco Scarassatti), a música acusmática (com obra de Eduardo Campolina), a estreia brasileira de uma obra para piano solo de Luigi Abbate e obras para música de câmara dos compositores brasileiros Oiliam Lanna, Harry Crowl e Igor Maia, que serão apresentadas pelo Grupo Sonante 21 (ligado ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG) e convidados.

Dia 29, sexta-feira, às 19h30, o Concerto de Primavera da Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP/UFMG) apresenta Tenores in Concert com a participação do pianista Fred Natalino e o percussionista Gustavo Brito. Além das arias de óperas que representam muito bem a formação erudita do grupo, serão interpretadas canções brasileiras de famosos compositores como: Carlos Gomes, Villa Lobos, Claudio Santoro, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG