Conservatório UFMG apresenta Quarteto para o Fim dos Tempos

Nesta terça-feira, dia 25 de abril, às 20h, o projeto ‘Conexões Musicais’ recebe Quatuor pour la fin du temps ou Quarteto para o Fim dos Tempos, uma composição camerística datada de 1941, do francês Olivier Messiaen. Estarão se apresentando Iura de Rezende (clarinete em si bemol), Rommel Fernandes (violino), Elise Pittenger (violoncelo) e Guida Borghoff (piano). O concerto tem entrada franca. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534, no centro de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

Olivier Messiaen

Em setembro de 1939 a França entrava na Segunda Guerra Mundial quando Messiaen foi chamado para exército e poucos meses depois, em maio de 1940, durante uma ofensiva alemã, foi capturado pelo inimigo. Junto a outros prisioneiros, foi levado ao campo de concentração Stalag VIII A de Görlitz (na fronteira sudoeste da Polônia), onde sobreviveu por um ano. O oficial nazista, responsável pelo Stalag, era amante de música e, quando soube das competências de Messiaen (como de outros três prisioneiros músicos), deixou que o compositor trabalhasse a fim de fazer um concerto no campo de concentração.

Messiaen escreveu inicialmente, para musicistas conhecidos na prisão (um violoncelista, um violinista e um clarinetista), um breve trio, que posteriormente foi inserido na obra como quarto movimento e, depois, com o acréscimo de uma parte para piano, que foi tocado pelo próprio Messiaen, formou o Quarteto.

Quatuor pour la fin du temps foi concluído no início do novo ano. Foi tocado no dia 15 de janeiro de 1941, sob a neve e em condições muito difíceis, diante de todos os prisioneiros do Stalag VIII A reunidos em um pátio gelado. Os outros músicos que participaram da estreia foram Henri Akoka (clarinete), Jean le Boulaire (violino) e Étienne Pasquier (violoncelo). Nenhum dos três era músico profissional.

Sobre os músicos:

Iura de Rezende – Clarinetista é natural de Belo Horizonte, onde iniciou sua educação musical ainda na infância. Após formar-se pela escola de Música da UFMG, obteve o diploma de solista pela Academia de Música da Basiléia (Musikakademie der Stadt Basel), na Suíça e especialização na Universidade das Artes (Hochschule der Künste) em Berlim, Alemanha. Atualmente é doutorando na Jacobs School of Music na Universidade de Indiana no Estados Unidos. Como camerista atuou na Europa e Brasil ao lado de grandes nomes como Antonio Meneses, Washington Barella, Fabio Cury, Fernando Rocha, Mauricio Freire ,Michael Uhde, Celina Szrvinsky e Luís Senize. Realizou gravações para a TV Minas das obras Sequenza IXa de Luciano Berio, GRA para clarinete solo de Elliot Carter, o Quarteto para clarinete e cordas de Kryzstoff Penderecki, e O Quarteto para o Fim do Tempo , de Olivier Messiaen.

Rommel Fernandes Atualmente é o Spalla Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e mantém intensa atividade como solista, recitalista e músico de câmara. Mestre e Doutor em Música com "Honors" pela Northwestern University (EUA) na classe de Gerardo Ribeiro, frequentou também o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA). Ainda nos EUA, atuou como músico convidado das Orquestras Sinfônicas de Boston e Chicago, fez parte do corpo docente da North Park University e foi membro da Chicago Civic Orchestra. Natural de Maria da Fé - MG, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o Bacharelado em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp em São Paulo como aluno de Ayrton Pinto.

Elise Pittenger é natural de Baltimore, EUA, onde iniciou seus estudos de violoncelo aos 6 anos de idade no Peabody Conservatory. Mudou-se para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos de 2011 a julho de 2015, e também atuou como solista em 2012 e 2013. Elise possui doutorado em performance musical pela McGill University (Canadá), sob a orientação do cellista Matt Haimovitz e mestrado pela Rice University (EUA), onde estudou com Norman Fischer. Possui também bacharelado em literatura pela Yale University (EUA). Possui grande experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos. No Brasil, Elise tem realizado concertos com Luiz Gustavo Carvalho (piano), Miguel Rosselini (piano), Rommel Fernandes (violino), Iura Resende (clarinete) e Fernando Rocha (percussão). Atualmente Elise é professora de violoncelo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Guida Borghoff – pianista, recitalista e camerista, teve em sua formação os professores Joseph Kliass, Souza Lima, Jacques Klein e Arnaldo Estrella. Na Alemanha, em Freiburg, sob orientação de Fany Solter e Helmut Barth, completou o Mestrado em Música de Câmara em 1975. Concluiu em Karlsruhe (Alemanha) em 1995 o Doutorado em Liedbegestaltung. Sua carreira inclui atuações ao lado de músicos como Boris Belkin, Antônio Menezes, Simon Blech, Celine Imbert, Eliane Tokeshi, dentre outros. Lançou em 2008 o disco Canções de F. Liszt com o tenor Reginaldo Pinheiro e, em 2009, a Obra para piano e violino de Guerra-Peixe com a violinista Eliane Tokeshi. Desde 1997, na graduação e pós-graduação da Escola de Música da UFMG, como professora de piano e música de câmara. Paralelamente às suas atividades de ensino, coordena o Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira e diversos projetos de Extensão na UFMG. É a atual diretora do Conservatório UFMG.

Conexões Musicais - Quatuor pour la fin fu temps – Olivier Messiaen

Com Iura de Rezende/clarineta, Rommel Fernandes/violino, Elise Pittenger/violoncelo e Guida Borghoff/piano
Música erudita
Data: 25 de abril de 2017 – Terça-feira / Horário: 20h