Conservatório UFMG apresenta ‘Zé Carlos convida Duo Mágico’

José Carlos Correa Choairy, mais conhecido como Zé Chorão, se apresenta no dia 31 de maio, quarta-feira, às 12h30, no projeto Quarta Cultural. O músico convida a intérprete, cantora e preparadora vocal Lígia Jacques Leonel e o Duo Mágica Música para a apresentação temática “E U S O U O S A M B A”. A proposta do show é oferecer e receber muita diversão e alegria, trazendo o samba na sua mais pura expressão de brasilidade.

Sobre os músicos

José Carlos Correa Choairy, (Zé Chorão – cavaquinho), é conhecido como Zé Carlos entre músicos e amigos. Nasceu em 31 de outubro de 1934 em São Bento no Maranhão e por influência dos padrinhos com quem foi morar após sair de um colégio interno teve seu primeiro contato com o cavaquinho em 1950. Em fevereiro de 1952, sua família se mudou para Belo Horizonte, onde Zé Carlos continuou tocando o instrumento. Trabalhou como químico especializado em tintas e, em paralelo, trabalhava com a música apenas por prazer, o que mudou após sua aposentadoria quando pôde se dedicar mais à música. Na época em que começou a tocar, o ritmo da moda era o mambo. Apesar de conhecer e apreciar vários ritmos, foi no choro que o músico se encontrou, e suas maiores influências são Waldir Azevedo e Pixinguinha.

Edmilson José Nunes [Ed Nunes] é um artista de múltiplas facetas, trabalha como desenhista, pintor, artesão, [Violão e Trombone de Vara], cantor e compositor. O músico tem sua trajetória musical marcada pela participação em grupos da chamada “música de raiz”, rodas de samba e repertório romântico da MPB desde 1979, quando completou dezessete anos de idade. Com formação musical de violonista e trombonista autodidata, tem constante atuação solo nos bares e espaços culturais da noite em Belo Horizonte, há mais de quarenta (40) anos. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de Técnica Vocal, como aluno da preparadora vocal Regina Milagres, e participado com seu Trombone, como aluno de Leonardo Brasilino, nas apresentações da “Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte”.

Carlos Augusto barata Boëchat é músico autodidata desde 1963, ano em que iniciou-se como Percussionista, Baterista e “Band-leader”. Natural de Juiz de Fora/MG e residindo em Belo Horizonte, tocou em vários Conjuntos e Orquestras de Bailes e Festivais de MPB. A partir dos anos 2000, tornou-se Produtor Cultural e Fonográfico, produzindo a gravação de diversos CD`s e, como instrumentista, gravando outros tantos, o que resultou ter seu nome mencionado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

Lígia Jaques, além de ser professora de canto, preparadora vocal, intérprete e cantora, dedica-se ao estudo e interpretação do nosso extenso cancioneiro e de seus compositores, com autores como Tom Jobim, Chico Buarque, Dori Caymmi e Pixinguinha, dando uma atenção especial a compositores mineiros como Rogério Leonel, Juarez Moreira, Ricardo Faria, Toninho Camargos e Hudson Brasil. Estudou Canto e Técnica Vocal na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte com Eládio Pèrez Gonzáles e Vânia Lováglio.

Repertório:

· Na cadência do samba (Canal 100) – Luiz Bandeira
· Canta brasil - Alcir Pires Vermelho & David Nasser
· Brasil Pandeiro – Assis Valente
· Olhos verdes - Vicente Paiva Ribeiro
· A vizinha do lado – Dorival Caymmi
· Tristeza pé no chão - Armando Aguiar (Mamão)
· Iracema - Adoniran Barbosa
· Saudosa Maloca - Adoniran Barbosa
· Kid cavaquinho – João Bosco
· Estrela de Madureira - Acyr Pimentel & Cardoso
· Pout-pourri (Medlei) de Ataulfo Alves