Conservatório UFMG apresentará concerto de piano e trombone na segunda-feira

No dia 29 de maio, segunda-feira, às 19h30, o projeto Prata da Casa receberá os músicos Cecília Nazaré de Lima, Marcus Medeiros, Rodrigo Miranda e Alexandre Barros, além do Coral de Trombones e Tubas da UFMG. A apresentação vai oferecer ao ouvinte representações das percepções e experiências sonoras da compositora Cecília Nazaré de Lima, com uma seleção de peças escritas para piano solo, oboé e piano, grupo de samba e coral de trombones. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. Entrada franca. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

No concerto, lembranças se mesclam com referências de um passado distante, nas formas e gêneros musicais tradicionais da dobradinha barroca prelúdio e fuga e da sonata clássica, e com a música brasileira na modinha, no samba e na valsinha lenta. O estilo mais jazzístico também pode ser notado, principalmente nas Três peças para piano, na Sonatina e nas peças para Coral de trombones.

Sobre os músicos

Cecília Nazaré de Lima é graduada em Composição pela Escola de Música da UFMG, e em piano, pela atual Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG. É mestre em Fundamentos teóricos das artes, pelo Instituto de Artes da Unicamp, e doutora em Criação e crítica da imagem em movimento, pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente, é Vice-diretora da Escola de Música da UFMG.

Marcus Medeiros, natural de Brasília – DF, é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Mestre em Música – Performance / Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se no curso de Bacharelado em Piano na mesma instituição, e atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira registrado no CNPq e pesquisador do Observatório de Cultura Escolar. Atua, também, como docente permanente no Programa de Prós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília.

Rodrigo Miranda, natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos de piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de piano na FUMA, atual UEMG, graduou-se em piano pela UFMG em 2001, e estudou na Hartt School of Music em Hartford, Connecticut, finalizando um Graduate Professional Diploma e o curso de Mestrado em piano. Rodrigo é Doutor em performance pianística pela University of Connecticut. Atualmente é professor de música da UEMG e participa ativamente como concertista da vida musical de Belo Horizonte.

Alexandre Barros iniciou seus estudos com seu pai Joaquim Inácio Barros, e deu continuidade nos anos seguintes, participando de aulas e vários masterclasses. Atualmente, é o primeiro oboísta da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, professor do curso de formação e aperfeiçoamento do CEFART e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.

O Coral de trombones e tubas da UFMG, desde 2001, cumpre papel decisivo na formação dos Trombonistas e Tubistas da Escola de Música da UFMG. Grupo de caráter extensivo, conta com alunos de outras instituições, ex-alunos e músicos de uma forma geral, já que é aberto a participações de estudantes da classe de regência, percussão além da classe de Trombone/Tuba. Esse grupo instrumental, de rara expressividade e sonoridade musical, é vinculado ao programa de extensão Grandes Grupos Instrumentais da Escola de Música da UFMG e tem como coordenador o professor Marcos Flávio A. Freitas.

Programa:

· Três peças para piano - Piano: Rodrigo Miranda