Conservatório UFMG divulga programação cultural da próxima semana

Atividades incluem recital de bateria que faz paralelo entre improvisação do jazz e planejamento do heavy metal e canto lírico sobre personagens consideradas loucas

A programação do Conservatório UFMG desta semana, de 16 a 20 de outubro, passa pela música instrumental, pela popular e pelo canto lírico. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site.

As atividades terão início na segunda-feira, 16 de outubro, às 19h30. O Performare, recebe o Recital de Doutorado/Bateria de Bruno Aguiar. A escolha do repertório e gêneros musicais que serão apresentados estão relacionados à pesquisa que vem sendo realizada pelo estudante e seu orientador no doutorado, o professor Fernando Rocha. Desse modo, a pesquisa em andamento discorre sobre um paralelo entre duas diferentes condutas da performance da bateria: a performance improvisada muito presente no jazz e na música instrumental; a performance composta e planejada presente em bandas de rock progressivo e heavy metal. Para apresentar esta diversidade de estilos este recital conta com a presença de dois grupos: o grupo Tríade Instrumental e a banda Perfect Element.

Conexões Musicais apresenta recital de câmara Ainda sobre loucas, e outras, de Nívea Freitas e Wagner Sander. A performance será no dia 17 de outubro, terça-feira, às 19h30. A temática da loucura feminina é muito presente como material de inspiração para poetas, compositores e pintores. Uma personagem shakespeariana de destaque é Ophelia de Hamlet, conhecida por desenvolver distúrbios psicológicos ao longo do drama. Nívea e Wagner, no período da pandemia, desenvolveram trabalhos de performance audiovisual que destacaram essa personagem, e agora, num recital presencial, de formato tradicional, gostariam de apresentar algumas dessas peças ao vivo para o público. Juntamente com obras que também foram escritas no contexto da transição do final do período Romântico-tardio para o Moderno, serão apresentadas obras que retratam essas personagens "loucas".

Na quarta-feira, 18 de outubro, o Quarta Cultural recebe uma apresentação de música popular do Projeto Vitrine ESMU. Serão realizadas performances do Núcleo de Música Popular da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O show acontece às 12h30.

Palco Livre apresenta no dia 19 de outubro, quinta-feira, às 19h30, o show Morada dos Ventos. Após 10 anos percorrendo diversos palcos, a mudança para Belo Horizonte se tornou um marco na trajetória musical de Artur Araújo. O compositor traz no repertório as canções de seu primeiro disco, baseado em sua chegada em terras mineiras, trazendo experiências pessoais, de superação, seus anseios e desafios presentes no novo lugar. Além das canções de total autoria (letra e música), o compositor contou também com parceiros como Edelson Pantera, Adriano Menezes, Thales Martinez e Thales Mendonça. No show, o artista contará com o quarteto formado por Thiago Caldas (guitarra), Nathan Morais (contrabaixo elétrico), Lucas Godoy (bateria), Lucas de Moro (piano e teclado), e participação especial de André Siqueira (flauta transversal).

A semana termina na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 19h30, com o projeto Perspectiva. O Trio Amaranto, formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina, traz o entrosamento de casa. Sempre cantando e tocando juntas, realizam um trabalho vocal e de instrumentação apurado, com violão, flauta e piano. As artistas farão uma apresentação de música popular brasileira.

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG
Data: 16 a 20 de outubro
Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)

Performare - Recital de Doutorado/Bateria de Bruno Aguiar
Dia 16, segunda-feira, 19h30
Música instrumental

Conexões Musicais - Ainda sobre Loucas e outras
Nívea Freitas (soprano) e Wagner Sander (piano)
Dia 17, terça-feira, 19h30
Canto lírico

Quarta Cultural – Vitrine ESMU