Conservatório UFMG divulga programação cultural para o final do mês

O Conservatório UFMG divulga sua programação cultural para o período de 17 de agosto a 1º de setembro. Todas as atividades oferecem entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório UFMG está localizado na avenida Afonso Pena, 1534 - Centro de Belo Horizonte - MG. Veja a programação completa no site.

A temporada de eventos do segundo semestre será aberta com o show de Juarez Moreira, no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19h30. Além de composições autorais, o músico apresenta canções de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Ary Barroso, Lamartine Babo, Baden Powell, Pixinguinha, entre outros. Em seguida, subirá ao palco Marcel Powell para apresentação solo. Logo após, os músicos se juntarão para apresentar um repertório que passa pelo choro e bossa nova, fechando com uma homenagem a Baden Powell, ídolo de Juarez Moreira.

Performare

O Performare exibirá, no dia 21 de agosto, segunda-feira, às 19h30, o recital Fluxos criativos: recomposição colaborativa em performance, com a pianista Marina Spoladore. No programa, a musicista apresentará a intertextualidade e a referencialidade das obras musicais pesquisadas durante o doutorado realizado na Escola de Música da UFMG.

No dia 28 de agosto, segunda-feira, às 19h30, o Performare receberá o concerto de abertura do evento Sedimentação: por uma arqueologia da palavra e da imagem – XIII Conferência Internacional IAWIS/AIERTI. Sob a organização e direção artística de Cecília Nazaré de Lima, compositora e professora associada da Escola de Música da UFMG, o concerto apresentará interações da música com o audiovisual, as tecnologias digitais, o teatro, a literatura, a linguagem de sinais, em diferentes configurações performáticas.

Conexões Musicais

O Conexões Musicais receberá o recital de canto lírico: Expressões Femininas – Mulheres e Música – obras de compositoras, com direção artística de Liz Xavier, no dia 22 de agosto, terça-feira, às 19h30. E o Duo Ernest/Megaro apresentará concerto de música erudita no dia 29 de agosto, às 19h30.

Quarta Cultural

O tradicional projeto Quarta Cultural exibirá, no dia 23 de agosto, às 12h30, o Coral Ansef-MG e o Coral da OAP. A apresentação integra a programação do Festival Internacional de Corais/FIC. E no dia 30 de agosto, às 12h30, o Quarta Cultural terá a participação do violeiro, cantor e compositor mineiro Beto Trem Chic. O músico será acompanhado por Gustavo Leite (timba), Zeca Zattar (percussão), Renan Xavier (violão) e Nikole Góes (vocais). Beto é o fundador da Banda Trem Chic, com a qual gravou em 2017 o CD O Trem Chic Chegou!. O show contará também com algumas releituras de músicas consagradas e cantigas de roda do folclore mineiro.

Palco Livre

O Palco Livre apresentará, no dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h30, o show Estrada Real. Nele, Manassés Morais Quarteto mostra o seu primeiro trabalho autoral, que traz temas instrumentais que passam pela influência da música brasileira, mineira e pelo jazz contemporâneo, tendo o contrabaixo como linha de frente. O repertório passeia pela trajetória musical do artista alternando entre os temas de autoria do músico, mas também por obras de compositores que influenciaram sua formação de instrumentista e compositor, como Milton Nascimento. Na questão de estilos, o show transita entre o samba brasileiro, a valsa mineira, o swing do jazz e da música afro. O quarteto é formado por Manassés Morais/contrabaixo elétrico, Harrison Santos/saxofone, Luadson Constâncio/piano e Léo Pires/bateria.

E no dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h30, o Palco Livre receberá o pianista Michael Eckroth, que apresentará o concerto de jazz Caminhos para a liberdade no jazz contemporâneo.

Perspectiva

No dia 1º de setembro, sexta-feira, às 20h, o Perspectiva – Circuito Cultural UFMG receberá Camilo Córdoba e Ensemble 22. O renomado músico argentino Camilo Córdoba propõe uma viagem musical cativante por meio da fusão entre o tango e outros estilos latino-americanos, entrelaçados com influências modernas, jazz e improvisação. Nascido em Buenos Aires e residente em Bruxelas desde 2016, Córdoba ganhou reconhecimento como um dos guitarristas de tango mais ativos e destacados da Europa na atualidade. O argentino será acompanhado de talentosos músicos da cena tanguera europeia: Pablo Woiz no piano, Lysandre Donoso no bandoneón, Daniel Hurtado Jiménez no violino e Felipe Devincenzi no contrabaixo.

Outros

O projeto Circuito Contemporâneo será realizado no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 19h30, com apresentação de música eletroacústica. O evento é uma parceria com o Espaço de Criação e Invenção Sonora/ECrIS).

No período de 21 a 25 de agosto, o Conservatório UFMG receberá o Savassi Festival com o evento Trama – residência artística e Congresso Pensar Música. Outras informações: savassifestival.com.br

Dia 1º de setembro, às 15h30, será realizada a masterclass Como obter uma interpretação estilisticamente correta do tango e da música de Astor Piazzolla, ministrada por Camilo Córdoba e Ensemble 22. Para participar é recomendável um conhecimento mínimo de notação musical. A música de Astor Piazzolla é apreciada por muitos músicos de diferentes formações e estilos. No entanto, é essencial entender a importância de uma abordagem crítica para a interpretação do tango e suas nuances estilísticas, a fim de executá-lo com precisão e garantir um resultado autêntico e estilisticamente correto. Informações completas no site do Conservatório UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG