Conservatório UFMG divulga programação de 19 a 22 de setembro

O Conexões Musicais do Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534, Centro de BH) apresentará a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar/MG (OSPM), nesta terça-feira, dia 19 de setembro, às 19h30, sob a regência do primeiro tenente Paulo Natividade. O concerto tem a participação do violinista Alexandre Kanji. No programa, composições de Mendelssonhn e Mozart.  A entrada é gratuita.

Fundada em 1948, sendo sua primeira apresentação pública em 18 de março de 1949, a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais está entre os principais grupos artísticos do Estado de Minas Gerais e do Brasil. 

Com uma história de mais de 70 anos de atividades ininterruptas, a OSPM presta um grande serviço público à sociedade. Atualmente, na América Latina, essa é a única orquestra sinfônica policial. Como a mais antiga dentre as orquestras militares, sua originalidade e importância foi reconhecida pela Lei estadual 22.453, de 23/12/2016, que declara essa orquestra como patrimônio cultural mineiro. 

Quarta Cultural

O projeto Quarta Cultural do dia 20 de setembro, às 12h30, receberá o Grupo Vozes em Seresta, de Divinópolis, com direção de Teresinha de J. Campos Corrêa e Lucas Teles Corrêa.

Com mais de 30 anos de existência, Vozes em Seresta passou por uma reestruturação em junho de 2002. Desde então, tem se apresentado em diversas ocasiões: serenatas em casas de amigos, em festas e aniversários, cantorias à meia-noite embaixo de várias janelas espalhadas por diferentes lugares, participações em programas de televisão, saraus musicais em residências de amigos, entre outros eventos.

O Vozes em Seresta é formado por 12 integrantes: vozes, violão, bandolim, cajón, acordeon e baixo. Realiza ensaios frequentes, sempre buscando aprimorar sua performance nas músicas, embora não tenha como objetivo a criação de polifonia. Vozes em Seresta baseou seu nome na música de entrada Violões em Seresta. Com um repertório bastante variado, o grupo tem se destacado na cultura regional do Centro-Oeste mineiro como também nas Gerais.

Série Vertentes

No dia 21, quinta-feira, às 19h30, a Série Vertentes terá o Festival América Barroca, com música erudita. Para encerrar a programação da semana, no dia 22, sexta-feira, às 19h30, a série receberá o concerto Do Barroco ao Pop, música de Monteverdi ao século XX. No repertório, composições de Monteverdi, Ray Charles, Domingos Barbosa, Geraldo Vandré, entre outros.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

3134098306

http://www.conservatorio.ufmg.br/