Conservatório UFMG divulga programação de 21 e 24 de novembro

Apresentações contemplam Novembro Negro, Grupo de Choro do Cefart, IV Encontro Internacional da ABPD e 150 anos de Rachmaninoff

A programação do Conservatório UFMG para essa semana, de 21 a 24 de novembro, contará uma apresentação vinculada ao Novembro Negro UFMG, show do Grupo de Choro do Cefart, concertos do IV Encontro Internacional da ABPD e peças para piano de Rachmaninoff. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço.

Na terça-feira, dia 21, às 19h30, o Conexões Musicais apresenta o show Cordas Gerais com a multi-instrumentista, cantora e compositora Nath Rodrigues. A artista dedica o seu trabalho à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre o corpo-mente-espírito. No show, a musicista passeia por suas referências, caminhos e instrumentos preferidos para oferecer ao público uma viagem a outros cantos do mundo e uma imersão poética na canção brasileira contemporânea. A artista considera que a atmosfera do show caminha por partes mais solares e outras mais introspectivas, criando uma dinâmica de emoções que se mesclam. O trabalho é um jogo de palavras, fonemas e memórias. O show faz parte da 6ª edição do Novembro Negro UFMG com o tema Ancestralidade e coletividade: Aquilombar para permanecer.

No dia 22, o projeto Quarta Cultural recebe o Grupo de Choro do Cefart, às 12h30. Sob coordenação dos professores Márcio Barbeira e Francisco Rosa, o grupo apresenta uma roda de choro que é uma prática musical coletiva dedicada ao repertório da música popular urbana instrumental. O repertório coloca em relevância a linguagem deste gênero musical genuinamente brasileiro.  No repertório: Vou vivendo – Pixinguinha e Benedito Lacerda; Doce de Coco – Jacob Bandolim; Benzinho – Jacob Bandolim; Trem das Onze – Adoniran Barbosa; Pedacinhos do Céu – Waldir Azevedo; Velhos Chorões – Luciana Rabelo; Gaúcho – Chiquinha Gonzaga; Santa Morena – Jacob Bandolim; Carinhoso – Pixinguinha e João de Barro.

No período de 22 a 26 de novembro, o Conservatório UFMG recebe o IV Encontro Internacional da ABPD – antiga Associação Brasileira dos Produtores de Discos, agora conhecida como Pro-Música Brasil. O evento tem por objetivo fomentar e aumentar a integração entre os instrumentistas de palhetas duplas no Brasil e conta com uma programação com atividades voltadas para o intercâmbio e disseminação do conhecimento artístico. A abertura acontece na sala de recitais do Conservatório UFMG no dia 22, às 19h30, com a apresentação de dois grupos: Música de Câmara para Sopros e Piano e Grupo Instrumental Madeiras. O concerto é uma homenagem ao compositor e regente Aylton Escobar (1934).

A programação do IV Encontro Internacional da ABPD continua no dia 23, quinta-feira, às 19h30, com o concerto Música de Câmara para oboé, corne inglês, fagote e piano. O programa, composto por obras de compositores mexicanos, é uma amostra dos ecos sonoros que transcenderam em diferentes épocas com diferentes estilos, expostos através da música para oboé. O concerto tem a participação especial do oboísta mexicano Bruno Hernández Romero, além de Carlos Ernest (corne inglês), Ebnezer Nogueira (fagote), Evan Megaro (piano), Fábio Benites (fagote), Marcelo Corrêa (piano), Marcos Taveira (fagote) e Mauren Frey (piano).

Fechando a programação da semana, os Concertos de Primavera OAP apresentam O piano romântico: 150 anos de Rachmaninoff, no dia 24, sexta-feira, às 19h30. Para celebrar e homenagear Rachmaninoff, a pianista e professora da UEMG Miriam Bastos, juntamente com seus alunos do curso de bacharelado, licenciatura, mestrado e curso de extensão, se reunirão para apresentar obras ícones do repertório pianístico. Pianista virtuoso, regente e compositor, Sergei Rachmaninoff nasceu na província de Novgorod, no Império Russo, em 1º de abril de 1873. A maior parte de sua produção musical data dos anos anteriores à Revolução Russa. Em 1918 (após a Revolução), o compositor mudou-se com a família para os Estados Unidos onde morreu em 28 de março de 1943.

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG

Circuito Cultural UFMG - Novembro Negro
21 de novembro, terça-feira | 19h30
Nath Rodrigues | Cordas Gerais
Música popular

Quarta Cultural
22 de novembro, quarta-feira | 12h30
Grupo de Choro do Cefart
Música instrumental

Vertentes - IV Encontro Internacional da ABPD
22 de novembro, quarta-feira | 19h30