Conservatório UFMG exibe trechos de recitais eruditos e show de MPB no YouTube

Até sexta-feira serão lançados vídeos das apresentações de Jesiel Pinheiro, do Amálgama Duo e de Rayana Toledo com Doizáum Trio

O projeto do Conservatório UFMG Notas de Memória, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço, divulga nesta semana atrações de música erudita  e popular brasileira. Serão lançadas partes de shows de Jesiel Pinheiro, do Amálgama Duo e de Rayana Toledo com Doizáum Trio. O primeiro está on-line desde ontem, 10 de agosto, e os outros dois estreiam, respectivamente, nos dias 12 e 14 de agosto.

O trecho disponibilizado ontem mostra um pouco do Recital de Saxofone com Jesiel Pinheiro, realizado em agosto de 2019 como parte da programação do I Encontro de Saxofonistas da UFMG. No vídeo é possível conferir a apresentação de Jesiel do Estudo de Tango N.4 (Astor Piazzolla), com a presença de Emiliano Barri também no saxofone. Jesiel Pinheiro nasceu é bacharel no instrumento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve o diploma Licence d`artiste interprète pelo conservatório regional de Rouen. Apresentou- se como professor e solista nas principais salas de concerto do Brasil e países como Portugal, França e Argentina.

Composto pela pianista colombiana Susana Castro e pela violinista brasileira Luiza Anastácio, o Amálgama Duo apresentou no show disponibilizado o recital Desvelando o Invisível, que teve como foco privilegiar compositoras e compositores invisíveis pela sua forma de existir. Luiza Anastácio atuou como spalla e solista a pela Orquestra Jovem do Palácio das Artes, pela Orquestra de Câmara Opus e pela Orquestra Académica e de Cámara da Universidad Nacional de Lanús (Buenos Aires). Susana Castro foi coordenadora e concertista do programa Conciertos didácticos, da Direção de Regionalização da Universidade de Antioquia e atualmente se encontra vinculada como doutoranda da Escola de Música da UFMG.

O último trecho divulgado nesta semana relembra o encontro de Rayana Toledo (cantora e compositora mineira com atuação no samba e na MPB) e Doizáum Trio (formado pelos instrumentistas mineiros Eduardo Castório, Saul Araújo e Wallace Gomes), que contou com a participação especial do premiado saxofonista e letrista brasileiro Chico Amaral. O show trouxe ao público a riqueza poética e melódica das canções em consonância com a força da linguagem harmônica e rítmica da música instrumental. Os músicos apresentaram releituras de nomes consagrados da MPB além de músicas próprias de ambos os projetos.

Siga o Conservatório nas redes sociais (Instagram e Facebook) e fique por dentro da sua programação.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG