Conservatório UFMG lança canal de podcast, o 'Conversatório'

O Conservatório UFMG lança hoje, 5 de novembro, o seu canal de podcast Conversatório. A estreia será feita com a série Arte em Tese, que divulgará pesquisas realizadas na universidade no campo das artes.

Diferentes formas de arte têm uma grande inserção nas mais diversas culturas e civilizações. Porém, quando se trata de pesquisa acadêmica no campo das artes, muitos não sabem ao certo do que se trata, o que é produzido e quais são as metodologias utilizadas para a produção deste conhecimento. A série Arte em Tese foi criada para popularizar a pesquisa científica em artes realizada na UFMG, sobretudo em seus programas de pós-graduação.

A cada episódio um pesquisador com trabalho de destaque é convidado para conversar sobre sua pesquisa (dissertação, tese ou projeto de longo prazo). A proposta da série é divulgar as pesquisas com uma linguagem acessível ao público não-especializado. Os conteúdos em áudio serão disponibilizados no Spotify, através do podcast Conversatório e novos episódios serão lançados quinzenalmente.

Convidado Kristoff Silva

No programa de estreia, o bate papo é com Kristoff Silva, autor da tese Afinação da interioridade: Um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos, sob a orientação da professora Heloísa Feichas. A tese, defendida em 2020 no programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, recebeu o Grande Prêmio UFMG de Teses em 2021, em cerimônia realizada no dia 28 de outubro. Ela concorreu na grande área de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Foi a primeira vez que uma tese em Música recebeu o Grande Prêmio. O trabalho está disponível para acesso público através do site Repositório Institucional da UFMG.

Kristoff é compositor, professor de teoria musical e autor de trilhas para teatro, poesia e dança. Já lançou três álbuns, tocou em palcos do mundo todo, ganhou prêmios, se apresentou junto a Caetano Veloso, Elza Soares, Mônica Salmaso, entre outros. Paralelamente, sempre seguiu sua trajetória acadêmica como professor em cursos livres e profissionalizantes de música. O trabalho de Kristoff sempre evidenciou sua paixão pela canção e pela educação musical. Dessas paixões, surgiu o seu projeto de doutorado, em que ele investigou o potencial da canção popular urbana como elemento central no ensino de música para adultos. A pesquisa surge no encalço de algumas lacunas que Kristoff observou nas escolas de música.

A partir de sua experiência profissional e através de sua pesquisa, Kristoff constata que as escolas de música, sejam as livres ou profissionalizantes, não estudam com a devida atenção uma das vertentes da música mais presentes no cotidiano dos brasileiros: as canções populares urbanas. Para ele, essas canções são uma forma de aproximar  pessoas ao estudo de música, pois as canções ocupam um lugar privilegiado e afetivo no imaginário do brasileiro, sendo muitas vezes reconhecida como a expressão musical que representa a música popular brasileira. A partir daí, ele propõe uma via alternativa para o ensino formal da música, que tem então a canção como base e fio condutor do aprendizado.

Para ouvir o episódio, acesse o link: https://open.spotify.com/show/...

Conversatório

No segundo episódio da série Arte em Tese, a pesquisadora convidada será Melissa Rocha, da Escola de Belas Artes. Ela contará sua experiência na documentação, catalogação e memória de arquivos históricos ligados à violência na América Latina, que resultaram em sua tese de doutorado Arquivo Selvagem – Arte e Violência na América Latina, sob a orientação da professora Maria Angélica Melendi.

O podcast Conversatório abrigará ainda outras séries, como uma versão em áudio de Diálogos – o presente da música. O programa, que é transmitido desde junho no YouTube do Conservatório UFMG, recebe convidados para um bate-papo sobre questões e desafios atuais do setor cultural. A versão em podcast compilará os melhores momentos da conversa, uma alternativa para quem não pôde acompanhar o bate-papo na íntegra.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG