Conservatório UFMG: programação da semana conta com recital, concerto e roda de samba

As atividades, com entrada gratuita, serão de 5 a 7 de dezembro

A programação do Conservatório UFMG para essa semana, de 5 a 7 de dezembro, contará com um recital comentado sobre Beethoven e Brahms, um concerto com obras dos períodos medieval, renascentista e barroco, e uma roda de samba focada na presença das mulheres na história do gênero musical. Os eventos têm entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Conexões Musicais
Nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, às 19h30, o Conexões Musicais do Conservatório UFMG apresentará o Recital Comentado: Beethoven e Brahms com o pianista Dersu Soares.

Na apresentação, o ouvinte é convidado não só a apreciar uma sonata de cada um desses compositores, mas a conhecer as obras um pouco além das notas. Em que época foram criadas? Quais são os principais elementos expressivos de cada uma? Esses componentes teriam interpretações extramusicais? As interações da sonata Tempestade, de Beethoven, com o universo teatral e operístico, os antagonismos e ironias presentes na Segunda Sonata de Brahms, são todos recursos que tornam a escuta do ouvinte mais rica e interessante, mostrando ao público que a música de concerto é para todos os que desejarem participar.

Performare
O Performare exibirá, no dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 20h, o concerto Classe de Música Antiga, da Escola de Música da UFMG. O programa abrange obras dos períodos medieval, renascentista e barroco, com composições de Machaut (século 14), Monteverdi (século 17), Bach e Handel (século 18), entre outros menos conhecidos do público em geral, como Biber e Campion.

O recital tem a orientação da professora Iara Fricke Matte e aborda questões estilísticas e, sobretudo, o desenvolvimento de uma autonomia interpretativa informada. A Classe de Música Antiga é formada por alunos de graduação e pós-graduação.

O concerto conta com a participação das sopranos Mariana Vasconcelos, Suely Louzada, Carolina Claret, da mezzo-soprano Ana Isabel Cordeiro, do baixo Marlon Candido, do organista e contratenor Otávio Assis, do violinista Luís Terenzi, do guitarrista barroco João Gabriel Carvalho, do violoncelista Daniel Tamietti.

Show Elas por Elas
No dia 7, quinta-feira, às 19h30, o Conservatório UFMG apresentará o show Elas por Elas – a presença das mulheres na história do samba. No repertório, composições de Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão, Clara Nunes, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus, Teresa Cristina, Martnália, entre outras.

A proposta do show é exibir a força das mulheres periféricas que trazem a competência sem perder a sensibilidade, resistência e atitude buscando levar à recondução de seu lugar original no samba. A roda de samba conta com a participação de Aninha Felipe, Elite Ná, Dóris, Amanda Júlia, Marinêz, Mônica Negona, Laura Souza e Isadora Belilo.

“O samba existe porque houve mulheres que o protegeu e nós continuamos essa história de salvaguarda no Samba na Roda da Saia buscando possibilitar visibilidade e potencializar a voz de mulheres inseridas no mundo do samba, sendo elas cantoras, intérpretes, compositoras e musicistas, desde 2014, assim somamos e celebramos dez anos de atuação em 2024”, comenta Rosane Pires, sambista e produtora do evento. A sambista salienta, também, que “o samba que reverencia as marcas culturais da religiosidade de matriz africana sempre esteve presente nas rodas de samba e nas apresentações de diversas e diversos sambistas do país inteiro e, cada vez mais, torna-se importante dar visibilidade a esse manancial artístico e de resistência da negritude”.

Serviço:
Programação semanal Conservatório UFMG
Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)
Informações: 3409-8300

Conexões Musicais | Recital Comentado: Beethoven e Brahms
Dersu Soares
Música erudita
5 de dezembro, terça-feira, às 19h30

Performare | Classe de Música Antiga
Direção: Iara Fricke Matte
Música erudita
6 de dezembro, quinta-feira, às 20h