Conservatório UFMG promove recitais de piano e violão durante a próxima semana

A programação da próxima semana no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG) conta com um recital de piano e dois recitais de violão, que serão realizados nos dias 25, 27 e 28 de julho, respectivamente. Os eventos são abertos ao público e, como medida de prevenção da covid-19, o uso de máscara é obrigatório.

Performare: Recital de Piano

No dia 25 de julho, segunda-feira, às 19h, o projeto Performare do Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG) promove o Recital de Piano de alunos da classe da professora Laura Boaventura, da Escola de Música da UFMG. No programa serão apresentadas obras dos compositores alemães Ludwig Van Beethoven, Johannes Brahms e Johann Sebastian Bach, do brasileiro Henrique Oswald, do austríaco Joseph Haydn e do russo Alexander Scriabin.

Os alunos pianistas são Gabriela Vieira, Gustavo Piffer, João Pedro Vasconcelos Tabosa, Nikollas Luigi Silva e Neves, Paulo Mendes e Rodrigo Boechat.

Nikollas Luigi Silva e Neves

4- Intermezzo
7- Capriccio

Performare: Recital de Violão, com o musicista Leonardo Amorim

Na quarta-feira, 27 de julho, às 19h, o projeto Performare apresenta, no Conservatório UFMG, o Recital de Violão com o musicista Leonardo Amorim. No programa, obras dos compositores espanhóis Fernando Sor e Joaquin Rodrigo, do italiano Mauro Giuliani, do francês Roland Dyens e do brasileiro Francisco Mignone.

Sobre o músico

O violonista Leonardo Amorim é doutorando em performance musical no Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG, sob a orientação do professor Flavio Barbeitas. É mestre pela UFMG e graduado em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Iniciou seus estudos em Ouro Branco na Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco (Accmob) e também estudou com os professores José Lucena, Ronaldo Cadeu e Luiz Naveda. Participou de cursos e masterclasses com os violonistas Fábio Zanon, Paul Galbraith, Turíbio Santos, Paulo Belinatti, Paulo Porto Alegre, Ângela Munner, Mário Ulloa, Antônio Escobar, entre outros. É professor de violão na Accmob e idealizador e coordenador do Festival de Violões de Ouro Branco

Gran Solo           Fernando Sor
Fantasie Elegiaque
Sonatina 3         Mauro Giuliani
Estudo 9     Francisco Mignone
Saudade 3        Roland Dyens
Fandango         Joaquin Rodrigo

Performare: Recital de Violão Dos Andes às Minas, com o musicista Giuliano Coura

O projeto Performare do Conservatório UFMG apresenta no dia 28 de julho, quinta-feira, às 19h, o Recital de Violão Dos Andes às Minas, com o musicista Giuliano Coura. No programa, obras para violão dos compositores Rufo Herrera, Eduardo Falú e Marcelo Coronel.

A apresentação é fruto do resultado parcial da pesquisa, desenvolvida no doutorado, onde relaciona a obra violonística de Rufo Herrera, compositor argentino, com as de seus conterrâneos Eduardo Falú e Marcelo Coronel. Todas as músicas apresentadas têm como inspiração o ambiente geográfico e cultural do noroeste argentino e da cordilheira dos Andes. O recital conta com a participação especial de Alef Caetano, flautista e professor da UFMG.

Sobre o músico

É graduado em Licenciatura em Música com habilitação em violão pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestre e doutorando em performance musical pela UFMG. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a obra de violão integral do compositor Rufo Herrera, sendo orientado pelo professor Flávio Barbeitas. Integra o Duo Mineiro juntamente com o flautista Alef Caetano. É guitarrista do Bloco Afro Magia Negra e da cantora Tamara Franklin, e violonista de 7 cordas do grupo de choro Raiz de Jiló.

Performare

O projeto Performare do Conservatório UFMG apresenta recitais de conclusão de curso de graduação e pós-graduação em Música pela UFMG e por outras instituições de ensino superior de Belo Horizonte.

Assessoria de Imprensa UFMG

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

Recitais de piano e violão no Conservatório UFMG

25, 27 e 28 de julho de 2022