Conservatório UFMG reabre as portas ao público no dia 28 com sarau

Depois de dois anos com suas atividades presenciais suspensas em função da pandemia, o Conservatório UFMG reabre suas portas ao público no dia 28 de abril, às 19h30, no Sarau do Conservatório UFMG, evento que marca o início de sua temporada 2022 de concertos e eventos culturais. O espaço cultural também anuncia a sua agenda de maio, com apresentações de dança, canto, música instrumental e eletroacústica. 

No evento de reabertura, o Conservatório oferecerá ao público, além de apresentações musicais, a oportunidade de conhecer vários de seus espaços e uma parte de sua história, por meio de mostras de vídeos, obras artísticas e documentos do Centro de Memória do Conservatório UFMG.

Intitulado Sarau do Conservatório UFMG, o evento também relembrará os 100 anos da Semana de Arte Moderna e trará a música de Heitor Villa-Lobos, que participou da Semana em 1922, acabou sendo o compositor mais associado aos ideais do modernismo brasileiro. Professores da Escola de Música da UFMG (junto com alunos de sua pós-graduação) apresentarão três obras bastante conhecidas do compositor: Bachianas Brasileiras n.5, Melodia Sentimental e Choros 7. As duas primeiras estão entre as mais famosas melodias da música brasileira. Nesse evento, a Aria Bachianas será apresentada em sua versão para violoncelo e a Melodia Sentimental terá a voz de Luciana Monteiro de Castro. 

O sarau tem ainda a participação do Coral Ars Nova da UFMG, apresentando quatro Negro Spirituals, extraídos do oratório A Child of Our Time, do compositor britânico Michael Tippett. Obras de música eletroacústica poderão também ser apreciadas na sala do Espaço de Criação e Invenção Sonora (ECrIS), projeto dedicado ao fomento e à divulgação da criação artística contemporânea.  

Esse evento também marca a celebração dos 97 anos do Conservatório Mineiro de Música, que foi oficialmente inaugurado em 29 de abril de 1925 (em sede provisória). O edifício definitivo, que hoje abriga o Conservatório UFMG, foi aberto em 5 de setembro de 1926. Em 1962, o então Conservatório Mineiro de Música passou a integrar a UFMG e, a partir de 1972, recebeu o nome de Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. O seu nome original, porém, permaneceu na fachada do prédio. Em 1988, o edifício foi tombado como patrimônio arquitetônico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). No final dos anos 90, com a transferência da Escola de Música para o campus Pampulha, o prédio passou por grande reforma e foi reinaugurado em agosto de 2000, sendo rebatizado como Conservatório UFMG e se tornou um espaço cultural aberto à cidade de Belo Horizonte.

Confira a programação do sarau no site e a agenda do mês do Conservatório UFMG.

Serviço:

Sarau do Conservatório UFMG

Data: 28 de abril – Quinta-feira / 19h30

Marca a abertura da temporada 2022 de eventos do Conservatório UFMG
e celebra:
- A retomada dos eventos com a presença de público no Conservatório UFMG;
- Os 97 anos da fundação do Conservatório Mineiro de Música (atual Escola de Música da UFMG);
- Os 100 anos da Semana de Arte Moderna.

Programação:

- Professores da UFMG e convidados apresentam obras de Villa-Lobos
- Ars Nova Coral da UFMG
- Música Eletroacústica no Espaço de Criação e Invenção Sonora (ECrIS)
- Mostra de vídeos, obras artísticas e documentos do Centro de Memória do
Conservatório UFMG
Local: Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG)
Aberto ao público
Informações: 3409-8300

Redes Sociais:

www.conservatorio.ufmg.br
www.facebook.com/conservatorio...
www.instagram.com/conservatori...

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

(31) 3409-8306

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Serviço

'Sarau do Conservatório UFMG'

28 de abril de 2022

19h30

Conservatório UFMG