Conservatório UFMG realiza concerto de lançamento do CD Vertentes

No dia 1º de dezembro, sábado, às 19h30, o Conservatório UFMG realiza o concerto de lançamento do CD Vertentes: obras contemporâneas para piano. As composições serão interpretadas pela pianista Ana Cláudia Assis. Um pouco antes, às 18h30, está previsto uma mesa redonda com os compositores do Projeto Vertentes: Eduardo Campolina, João Carreño, João Pedro Oliveira, Levy Oliveira, Marcos Lacerda, Rafael Felício, Roberto Victorio e Sergio Freire. Entrada franca. O Conservatório UFMG fica na Av. Afonso Pena, 1534. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

A programação faz parte do II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo realizado pela Escola de Música da UFMG em parceria com a Escola de Música da UEMG, com o Conservatório UFMG e com a Fundação de Educação Artística.

O álbum Vertentes é a realização do desejo de explorar mais a fundo a identidade sonora em Belo Horizonte. Nesta coletânea, Ana Claudia Assis interpreta seis compositores residentes e dois visitantes para mapear a criação musical para piano de Belo Horizonte, selecionados através de uma chamada pública obras de compositores locais e convidados.

Este álbum apresenta uma pluralidade de discursos, formas, estilos e técnicas que, postas em perspectiva através do pianismo lapidado de Ana Claudia, cartografam os sons contemporâneos da capital mineira. Daqui, vertem obras que delineiam paisagens, exploram sons eletrônicos, remetem a gestualidades, compositores do passado, demarcam um caminho comum e ao mesmo tempo plural compartilhado tanto por jovens compositores, quanto por compositores  com uma carreira já consolidada.

Programação:

1º de dezembro – Sexta-feira

18h30 - Mesa-redonda com compositores do Projeto Vertentes
Marcos Lacerda, Eduardo Campolina, João Carreño, Rafael Godoi, Levy Oliveira, João Pedro Oliveira, Sérgio Freire

19h30 - Concerto III: Lançamento do CD Vertentes: obras contemporâneas para piano
Ana Claudia Assis

Assessoria de Imprensa da UFMG